Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Cacoal sediará maior número de seletivas do Esporte Escolar de Rondônia em 2020


Cacoal sediará maior número de seletivas do Esporte Escolar de Rondônia em 2020 - Gente de Opinião

As modalidades esportivas de xadrez, tênis de mesa, natação e badminton terão as seletivas estaduais realizadas esse ano em Cacoal. Ariquemes sedia as estaduais de judô e wrestling (luta olímpica); Rolim de Moura, atletismo; Porto Velho, taekwondo; e, Vilhena, ginástica rítmica. As competições servem como classificatórias aos eventos esportivos que ocorrerão em nível nacional neste ano.

As demais modalidades ainda não tiveram datas nem locais definidos, segundo consta no calendário extraoficial das atividades esportivas estudantis divulgado nesta quinta-feira (9) pelo presidente da Federação de Esporte Escolar de Rondônia (FEERO), Antônio Marques Nunes.

“As seletivas são as portas para os atletas rondonienses apresentarem os potenciais esportivos. Os vencedores são classificados para as etapas nacionais dos eventos nas respectivas modalidades”, explica Antônio Marques, que tem o apoio e a parceria da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) na realização das etapas em Rondônia. 

Além das seletivas estaduais, a FEERO inovou esse ano e promove paralelamente às competições esportivas outro evento: o festival estadual escolar da mesma modalidade. “É uma iniciativa de fortalecer o desporto escolar envolvendo cada vez mais os atletas estudantes em movimentação em torno da modalidade”, conta o presidente da FEERO.

Pelo calendário esportivo de 2020, as atividades das seletivas iniciam em março por Rolim Moura. “O atletismo vai envolver atletas das classes pré-mirim, mirim e dos adolescentes de 15 a 17 anos”, detalha Antônio Nunes.

O mês de abril registrará a maior movimentação dos eventos esportivos dos festivais agregando a participação dos estudantes atletas do judô, wrestling, taekwondo e ginástica rítmica. Em maio, as concentrações esportivas se limitam a Cacoal.

Consta da programação anual eventos divulgados pela FEERO, a participação dos rondonienses em competições nacionais, como o brasileiro escolar de futsal em Balneário Camboriú (SC), em março, e do brasileiro de voleibol em Foz do Iguaçu (PR), em abril.

Pelo futsal, Rondônia será representada pelas equipes de Cujubim e de Porto Velho. A primeira é a feminina da escola estadual Antônio Francisco de Lisboa. Os garotos do futsal da capital são da escola estadual Major Gaupindaia.

No voleibol, as meninas de Vilhena, da escola estadual Maria Arlete de Toledo, viajam juntamente com os atletas da escola estadual Padre Ezequiel Ramim, de Alta Floresta do Oeste, na defesa das cores da bandeira de Rondônia no evento nacional.

“O esporte escolar é onde a criança e o adolescente despertam para a prática desportiva, elemento essencial na formação e caráter da pessoa”, enfatiza Antônio Nunes.

As equipes e atletas escolares interessados em participar das competições deverão formalizar inscrições, por meio das respectivas escolas, diretamente na FEERO, por meio do endereço eletrônico feero.feero2017@gmail.com . “Vamos divulgar os procedimentos e as datas corretas nas proximidades dos eventos estaduais”, pontua o presidente. 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

A Copa Madeirão de Futsal chegou ao seu grande desfecho na noite desta terça-feira (09), reunindo torcedores, famílias e amantes do esporte no Ginásio

6ª Corrida do MPRO distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios

6ª Corrida do MPRO distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios

O Ministério Público de Rondônia abrirá, nesta terça e quarta-feira (9 e 10), as inscrições para a 6ª Corrida do MPRO, evento esportivo que dist

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Sorrisos e o corpo em movimento: assim tem sido o primeiro dia para os mais de 550 idosos atletas que participam dos Jogos Municipais da Terceira Idad

Abertura dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne mais de 550 atletas em Porto Velho

Abertura dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne mais de 550 atletas em Porto Velho

A Vila Olímpica Chiquilito Erse foi tomada por emoção e alegria na manhã desta quarta-feira (3), durante a abertura oficial dos Jogos Municipais da Te

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)