Quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 08h52
Florisbela (flor), Dado (boto), Luz (vagalume) e Jirauzinho (macaco) são os personagens criados durante um concurso para a escolha das mascotes da Usina Hidrelétrica Jirau. A criatividade ficou por conta das crianças que moram na área de influência da usina. Hoje, os desenhos selecionados serão conhecidos e seus autores premiados. A atividade é o marco inicial das ações do Programa de Educação Ambiental do empreendimento, que tem o objetivo de ampliar a participação popular nos processos de produção e difusão de conhecimento sobre questões ambientais.
Os personagens farão parte da “Turminha da Usina Jirau”, como será chamado o conjunto de mascotes criadas à mão livre pelas crianças da comunidade. Os autores dos desenhos escolhidos receberão como prêmio uma bicicleta e uma moldura com o desenho de sua autoria. As escolas serão contempladas com um computador equipado com impressora, além de um certificado de participação no concurso.
As crianças premiadas são: Jackeline Gomes da Silva, da Escola Municipal Marechal Rondon, criadora da mascote “Florisbela”; Luiz Henrique Rodrigues da Silva, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, que criou a mascote “Dado”; José W. Soares, criador da mascote Luz, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente de Rondon; e o aluno da Escola Municipal Olympia Salvatore (Imbaúba), Marcelo Vicente de Moura, idealizador da mascote “Jirauzinho”.
Realizado em junho, a ação foi voltada aos alunos do ensino fundamental matriculados nas nove escolas localizadas no entorno do empreendimento (Abunã, Fortaleza do Abunã, Jacy-Paraná, Mutum Paraná, Ramal 31 de Março, Imbaúba e PA São Francisco), e teve a finalidade de criar uma identidade visual para o Programa de Educação Ambiental (PEA).
Para a escolha dos desenhos foi formado um júri composto por representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, direção das escolas participantes, comunidade e representantes da Usina Hidrelétrica Jirau.
Energia e Meio Ambiente, com Assessoria de Imprensa da Energia Sustentável do Brasil
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)