Terça-feira, 9 de junho de 2009 - 21h58
Quem tem preferência pelo período chuvoso e está meio desanimado com a seca que está para chegar, pode ficar tranqüilo por mais alguns dias. As chuvas devem continuar nesse mês de junho. O boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) demonstra que a Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT) continua sobre o litoral brasileiro.
Esse fenômeno ocorre quando a água do oceano está mais quente. Isso faz com que mais vapor seja liberado, fortalecendo assim o sistema e causando mais chuvas, mesmo em locais tão distantes da costa como Rondônia.
Por isso, a previsão é que o clima só volte à normalidade de junho a partir da segunda quinzena do mês, quando as chuvas devem ficar mais escassas. Então, o tempo seco e com temperaturas elevadas durante o dia e amenas durante a noite, típico dessa época, deve chegar a partir de julho, permanecendo então dentro dos padrões climatológicos.
Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria de Imprensa do Sipam
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)