Quinta-feira, 11 de junho de 2009 - 19h55
Uma data de coincidências: 13 de junho, dia de Santo Antônio, também é dia de festa para a Santo Antônio Energia. Há um ano a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica assinava o contrato de concessão. Três meses depois era iniciada a obra, que hoje está totalmente dentro do cronograma. Quando entrar em operação, em 2012, a UHE será a terceira maior usina do Brasil em energia assegurada, com uma potência instalada de 3.150 megawatts – o que equivale a 4% de toda a energia gerada no Brasil em 2007.
Antônio de Pádua, diretor técnico da concessionária, afirma que a Santo Antônio Energia concluiu importantes etapas nesses nove meses de obras, como a construção das ensecadeiras na margem direita, permitindo avanço expressivo nas escavações em rocha (Clique e veja fotos) e solo. “Do ponto de vista técnico, estamos superando as expectativas e já executando tarefas previstas para a fase de chuvas, o que nos permitirá antecipar o início de geração de energia para janeiro de 2012”, destaca.
Para dar andamento a essa obra gigantesca, a empresa conta com 4,3 mil funcionários. E os grandes números não param por aí. Até maio foram escavados aproximadamente 1,5 milhão de m³ de rocha e 1,7 milhão de m³ de argila. Na margem esquerda, já teve início as operações do refeitório (o da margem direita já está em funcionamento desde abril) e do licenciamento e operação do aterro sanitário.
O começo do lançamento de concreto na obra, outro marco importante, já tem data marcada, 17 de julho. “Com isso, começaremos a construção da casa de força e do vertedouro para desvio do curso do rio, que deverá estar pronto já em meados de 2011”, adianta Pádua.
O meio ambiente também é uma preocupação da Santo Antônio Energia. Entre as ações nesse primeiro ano de concessão estão a implementação dos programas de salvamento arqueológico e de resgate de fauna, flora e ictiofauna (peixes) e as iniciativas de combate à malária. “Todas as exigências e normas vêm sendo cumpridas e a boa atuação da equipe de comunicação garante um diálogo aberto com a comunidade”, avalia Carlos Hugo, diretor de Sustentabilidade da concessionária.
Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria de Imprensa da
Santo Antônio Energia.
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)