Sexta-feira, 19 de junho de 2009 - 11h08
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma resolução que regula a exportação de energia para a Argentina e o Uruguai em 2009. Segundo o processo, analisado na reunião semanal da diretoria da agência, um dos pontos da resolução estabelece que a operação deverá ser neutra na formação do Preço de Liquidação de Diferenças e do Custo Marginal de Operação, de modo que a exportação não reflita nos preços para os consumidores finais. O envio permitido pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico é de até 1.500 MW à Argentina e de até 70 MW ao Uruguai.
Além disso, segundo o processo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico deverá considerar o chamado "armazenamento virtual", desconsiderando o envio da energia, até novembro, quando se encerra a operação - de acordo com a resolução, o envio de energia acontece entre maio e agosto, com devolução entre setembro e outubro, incluindo perdas de produtividade.
Ou seja, a partir de novembro, o nível de armazenamento deve ser considerado real. A exportação da energia poderá ser feita por meio de energia térmica, energia hidrelétrica vertida e não-turbinável e energia desarmazenada. Além disso, ainda de acordo com o processo, há previsão de devolução antecipada da energia pelos países importadores.
Canal Energia
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)