Segunda-feira, 20 de julho de 2009 - 15h21
A escassez de mão-de-obra qualificada para trabalhar na construção das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira fez com que em 2008 a Construtora Norberto Odebrecht (CNO) criasse um programa de qualificação profissional continuada. Desde então o Acreditar capacitou mais de 12 mil pessoas nas áreas de operação de máquinas, mecânica elétrica e construção civil. Participar de um dos cursos não é garantia de emprego na UHE Santo Antônio, que está sendo construída pela Odebrecht, mas vale como um bom currículo. 
A qualificação de profissionais da região de Porto Velho foi a alternativa encontrada pela construtora para evitar a vinda de trabalhadores de outras regiões. A estimativa era de que pelo menos 70% da mão-de-obra seriam importadas. O Acreditar fez com que as projeções iniciais mudassem e hoje 86% dos trabalhadores da Santo Antônio são de Porto Velho. Um outro número expressivo é a quantidade de mulheres trabalhando na construção da UHE, dos atuais 5,1 mil empregados, 14% são do sexo feminino. 
Com potência de 3.150 megawatts e investimentos de R$ 13,5 bilhões, a Santo Antônio entrará em operação em maio de 2012. Considerado referência em construção de hidrelétrica, o projeto envolve tecnologia avançada e menos agressiva ao meio ambiente. 
Energia e Meio Ambiente, com Assessoria de Imprensa da Santo Antônio Energia 
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)