Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Odebrecht e SENAI firmam parceira para o programa Acreditar Junior



  
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú juntamente com o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos e o diretor de contrato da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Junior assinaram na noite de ontem (1º de junho) termo de cooperação do programa de educação e aprendizagem juvenil "Acreditar Junior", no Salão de Convenções da FIERO.

Em seu discurso, Denis Baú ressaltou que o projeto Acreditar Junior é mais um empreendimento com a envergadura que o SENAI assina com o intuito de preparar e capacitar o jovem aprendiz para que adquira novos conhecimentos. "Desta maneira o jovem conseguirá se inserir no mercado de trabalho, conquistando poder aquisitivo mais elevado. Ao mesmo tempo estas ações visam proteger os adolescentes da delinqüência".

"Estamos felizes por participar e agradecemos Odebrecht por continuar acreditando no trabalho do SENAI por meio desta parceria", afirmou Baú. "Temos convicção que estas ações e medidas vão melhorar ainda mais nossa sociedade e transformar Rondônia num importante estado da região norte do Brasil".

O diretor de contratos do Consórcio Madeira, José Bonifácio Pinto Júnior, enfatiza que Rondônia mudará de patamar de desenvolvimento e vai precisar de gente qualificada. O gerente administrativo e financeiro do Consórcio, Antônio Cardilli, também compartilha da idéia e diz que o Estado vai exportar tecnologia para o mundo, a partir das empresas que aqui se instalarão para atender, inicialmente, a construção da Usina.

De acordo Cardilli "o Acreditar Junior foi criado com o objetivo de propiciar aos filhos daqueles que fizeram o Acreditar, que conseguiram uma profissão e hoje têm um emprego de carteira assinada, uma parceria com o SENAI de Rondônia, para que eles também tenham a oportunidade e a chance de quando estiverem na maior idade tenham emprego e qualificação profissional".

Cardilli ressalto ainda que o programa beneficiará 1.500 jovens, entre 14 e 17 anos. "Para participar do programa serão exigidos alguns pré-requisitos básicos. Eles têm que cursar o mínimo a 5ª série e faremos um processo de seleção, pois temos muitas pessoas inscritas. A primeira turma com 230 garotos começa em agosto".

O programa CNO/SENAI visa capacitar 230 alunos, filhos de funcionários da Odebrecht, na faixa etária de 14 a 17 anos. O projeto será desenvolvido na Escola do SENAI – Marechal Rondon nas áreas gerencial, automotiva e elétrica. O programa reúne um conjunto de ações para promover o aprimoramento técnico objetivando a inserção destes novos profissionais no mercado de trabalho formal ou a geração de rendas de acordo com as exigências do mercado. As aulas do Acreditar Júnior iniciam em agosto de 2009 e terminam em julho de 2010.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia, Vivaldo Matos lembrou que a aprendizagem industrial nasceu com o SENAI em 1942, e hoje representa o seu mais importante programa na formação do jovem aprendiz. "O programa SENAI Jovem Aprendiz, em parceria com o programa Acreditar Junior, da Construtora Norberto Odebrecht possibilitará aos jovens melhores condições de competir no mercado de trabalho e desta forma contribuir para o desenvolvimento da região". 

Durante o evento foram exibidos dois vídeos institucionais. O primeiro sobre as atividades do Acreditar desenvolvido em Rondônia pela CNO, e o segundo sobre o trabalho realizado pelo SENAI no estado.

A solenidade, que teve ampla cobertura dos profissionais da imprensa local, contou ainda com a presença do diretor da FIERO, Gilberto Baptista, do superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa, da superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela, representantes da Odebrecht, da Empresa IMMA, do diretor da TV Rondônia, Antonio Campanari, dos deputados Valter Araújo e Lindomar Garçon, entre outros convidados.

Fonte: ascom/FIERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)