Terça-feira, 16 de junho de 2009 - 10h06
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nessa segunda-feira que pretende vetar a construção de duas das cinco usinas hidrelétricas cujos projetos estão sendo analisados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão subordinado à sua pasta.
Uma delas é a Santa Isabel, localizada na bacia do rio Araguaia, na divisa entre Pará e Tocantins. Ela ocuparia região de muita biodiversidade e iria causar prejuízos ambientais graves, de acordo com o ministro. Ele não informou qual é o segundo projeto que será vetado. Segundo ele, isso será divulgado até o final deste mês.
Dos outros três projetos, duas usinas serão autorizadas. Minc não informou a situação da quinta hidrelétrica. Ao todo, existem 18 hidrelétricas com projetos pendentes devido a licenças de órgãos públicos.
Jornal Folha de S.Paulo
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A