Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Carro amigo do meio ambiente será lançado em 2011


Fumaça, CO², poluição, buraco na camada de ozônio. Todos esses problemas da modernidade estão bem próximos de serem eliminados do trânsito de todo o planeta. Pelo menos é o que almeja o israelense Shai Agassi, que se dedica em tornar o carro elétrico viável e popular para todos os motoristas, inclusive aqueles não estão preocupados com o ambiente e o futuro da humanidade.

Para que seu plano dê certo, Shai pensa em distribuir carros de graça tão logo a produção dos veículos ganhe uma grande aceleração. "Os elétrons são tão mais baratos que a gasolina que, se você estiver disposto a pagar o preço da gasolina/quilômetro para dirigir um elétrico, que rende muito mais, você pode levar o carro praticamente de graça", garante.

Agassi -que é dono de um modelo elétrico da Toyota que saiu de linha por ter empacado nas vendas- defende que o carro elétrico eliminaria a poluição da cidade de São Paulo, por exemplo, resolvendo um grande problema ambiental. Isso seria possível, segundo ele, porque o carro reduz 25% da emissão de CO².

A empresa de Shai, a Better Place, trabalha com empresas como a Renault e deve lançar os primeiros modelos de carros elétricos em 2011. Até lá, ele pretende conquistar adeptos do veículo que promete deixar o ar menos poluído.

Uma das bandeiras de Agassi é mostrar que o "abastecimento" não é complicado. "Você dirige até um posto e lá troca sua bateria vazia por uma que já estará carregada. Isso leva menos tempo do que seria preciso para encher o tanque com gasolina", argumenta o engajado do mundo automobilístico. Agora é esperar pelo futuro.

Energia e Meio Ambiente, a partir de entrevista publicada na Revista
Super Interessante, de junho/2009

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)