Sexta-feira, 5 de junho de 2009 - 17h35
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o projeto básico da Usina Hidrelétrica de Jirau, que será construída no Rio Madeira (RO). O despacho foi publicado hoje (5) no Diário Oficial da União.
Com essa decisão, a concessionária Energia Sustentável do Brasil pode dar continuidade a todas as etapas da construção da usina. Na última quarta-feira (3), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença de instalação para o empreendimento, e a Agência Nacional de Águas concedeu a outorga para a obra em abril deste ano.
A Aneel considerou que o projeto da obra atende às exigências técnicas e normas legais do contrato de concessão. A análise do projeto da Usina de Jirau foi finalizada em março, mas só foi publicada agora porque a agência estava aguardando a emissão da licença ambiental do Ibama.
O cronograma da obra prevê que as três primeiras unidades geradoras da usina deverão entrar em operação comercial em janeiro de 2013. A Hidrelétrica Jirau terá uma potência de 3,3 mil megawats e uma energia assegurada de 1,9 mil MW médios. O custo total da obra está orçado em R$ 9 bilhões.
Sabrina Craide
Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A