Sexta-feira, 24 de julho de 2009 - 08h23
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009. Criado para incentivar ações de eficiência energética que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil, o prêmio traz, neste ano, uma importante novidade: o lançamento de um site exclusivo. Acessando o endereço www.premioconservacaoenergia.gov.br, os interessados poderão se inscrever e obter informações sobre critérios, categorias e novidades deste Prêmio, que já está em sua 13ª edição.
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pela Eletrobrás, e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet), coordenado pela Petrobras, são os responsáveis pela realização do prêmio, instituído pelo Ministério de Minas e Energia em 1993. Como nos anos anteriores, a premiação será dividida em seis categorias: Edificações, Empresas do Setor Energético, Imprensa, Indústrias, Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e Órgãos e Empresas da Administração Pública.
As empresas públicas e privadas que apresentarem o melhor projeto de eficiência energética na área de saneamento ganharão Menção Especial na categoria "Órgãos e Empresas da Administração Pública". Já os projetos específicos do Programa Reluz poderão concorrer à Menção Especial para melhor projeto de iluminação pública na categoria Empresas do Setor Energético.
Critérios
Os principais critérios de avaliação para a escolha dos projetos premiados são: o potencial de replicação das medidas implementadas, a redução do consumo de insumos energéticos utilizados nos processos, a redução da demanda de energia, os benefícios ambientais, a disseminação interna dos conceitos implementados e a conscientização da comunidade. As inscrições estendem-se até 19 de agosto e a cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para novembro.
Gerência de Comunicação da Petrobras
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)