Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR recebe Ailton Krenak no Colóquio Rondônia no Cenário Nacional

Evento é promovido pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente


UNIR recebe Ailton Krenak no Colóquio Rondônia no Cenário Nacional - Gente de Opinião

O líder indígena e ativista socioambiental Ailton Alves Lacerda Krenak participará na quarta-feira (2), das 8h às 12h, de forma remota, do Colóquio de Desenvolvimento Regional: Rondônia no Cenário Nacional, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O objetivo do evento é debater a relação Rondônia, Amazônia e Brasil a partir da participação de convidados que atuam em diferentes linhas de pesquisa, mas que se interligam ao desenvolvimento sustentável. A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal da UNIR no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=G39QevpY9yU).

 

Além de Ailton Krenak também estará no Colóquio o secretário estadual de Finanças de Rondônia, Sefin, Luis Fernando Pereira da Silva, que fará uma exposição a respeito da participação do estado no cenário nacional com a perspectiva interna e de quem atua na gestão financeira no Poder Executivo Estadual. A mediação será feita pelo professor Artur Moret, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq/UNIR), que organiza o evento juntamente com alunos de mestrado e doutorado do PGDRA. "O momento é interessante, pois poderemos discutir o desenvolvimento regional em ampla perspectiva: com o olhar de especialistas de fora e também daqui do estado, uma oportunidade que permitirá a troca de experiências entre alunos, professores, pesquisadores e demais pessoas da sociedade, que se interessam pelo tema", observa.

Quem é Ailton Krenak
Indígena da etnia krenak, Ailton Krenak nasceu em 1953 na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Atualmente é considerado um dos principais ativistas da causa socioambiental e de defesa dos povos indígenas no Brasil. É também escritor, filósofo, poeta, pesquisador e autor de quatro livros, entre eles Ideias para adiar o fim do mundo, O amanhã não está à venda e A vida não é útil. Em sua participação no evento o conferencista irá tematizar como Rondônia é vista no cenário nacional, relacionando os temas de desenvolvimento regional, meio ambiente e comunidades indígenas.

 

Até a data de realização do colóquio, no dia 2 de junho, será possível realizar a inscrição para obtenção de certificado por meio do endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/cdr2021/.

O evento é aberto a toda a comunidade interessada, especialmente docentes da UNIR, discentes, mestrandos e doutorandos dos 32 programas stricto sensu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)