Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR concede título de Doutora Honoris Causa à pesquisadora boliviana Maria Del Pilar Gamarra Téllez


UNIR concede título de Doutora Honoris Causa à pesquisadora boliviana Maria Del Pilar Gamarra Téllez - Gente de Opinião

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) concederá, em sessão solene do Conselho Superior Universitário (Consun), o título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Del Pilar Gamarra Téllez, historiadora boliviana reconhecida por suas pesquisas localizadas na Amazônia. A outorga do título à professora Maria Del Pillar acontece na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, em sessão presencial do Consun, no Auditório da UNIR Centro, a partir das 9h. Como destacou o vice-reitor da UNIR, e presidente em exercício do Consun, professor Juliano Cedaro, “o reconhecimento da trajetória e às contribuições da professora Pillar decorrem tanto pelo seu trabalho de grande relevância, mas também pela necessária integração, cada vez maior, entre pesquisadores brasileiros da UNIR com colegas da América do Sul, especialmente os países fronteiriços”.

A proposição do título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Del Pilar Gamarra Téllez foi apresentada ao Consun pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAM) em outubro de 2022, argumentando especialmente sobre a extensa e relevante contribuição dada pela pesquisadora, por meio de sua obra, à historiografia do Oriente Boliviano, região que tem profunda ligação com a historiografia brasileira, principalmente com o Estado de Rondônia. Os membros da comissão que apresentou a proposta de concessão do título, professores Dante Ribeiro da Fonseca, Rogério Sávio Link e Sônia Ribeiro de Souza, indicaram ainda a colaboração e os esforços em construir intercâmbios com pesquisadores de universidades bolivianas e brasileiras, principalmente dos estados de Rondônia e Acre.

A sessão solene de concessão do título de Doutora Honoris Causa será transmitida ao vivo pelo Canal da UNIR no YouTube a partir das 9h da terça-feira, dia 22 de agosto.

Trajetória - A professora mestra Maria Del Pilar Gamarra Téllez é historiadora reconhecida nos meios acadêmicos Sul Americanos pela sua atividade como professora, pesquisadora e empreendedora de atividades diversas na área da História e do Patrimônio Cultural. Sua obra está ligada à sua história de vida. Oriunda de família vinculada ao seringalismo, nasceu na cidade de Rurrenabaque, situada nas chamadas Terras Baixas Bolivianas. Formada em História em 1993, com Mestrado concluído em 1995, teve carreira docente em La Paz, na Universidad Mayor de San Andres. Apesar da sua produção acadêmica estar focada em torno dos fenômenos históricos ocorridos no Altiplano Andino, Gamarra Téllez destacou-se pela produção histórica sobre a Amazônia Boliviana, filiando-se ao Instituto de Estudios Andinos y Amazónicos, o qual dirigiu.

De sua carreira podem ser destacadas inúmeras atividades e instituições com as quais colaborou, especialmente sua extensa e relevante contribuição para a Historiografia do Oriente Boliviano, notadamente ao Departamento do Beni, particularmente as obras El desarrolloautonomo de la Amazonia boliviana, processos socioeconomicos em lafronterapionera - 1860-2012 (2012); Norte Amazonico, economia gomera - 1870-1940 (2018) e Barraca gomera y dominioamazonico: elconflicto de Acre - 1899-1903 (2018).

Aposentada do magistério superior de seu país, a professora María del Pilar Gamarra Téllez retornou às Terras Baixas, atualmente residindo no Departamento de Pando. A partir daí estreitou contatos não somente com os demais departamentos bolivianos daquela região, como também, além da fronteira política, com os estados brasileiros do Acre e Rondônia. Atualmente a professora Gamarra é uma das maiores especialistas na História dessa fronteira, destacando-se a sua disposição em construir uma rede de intercâmbio entre docentes e discentes das universidades da Bolívia, Acre e Rondônia.

Recentemente a professor Maria Del Pilar ministrou aula inaugural do Programa de Pós-Graduaçãoem História da Amazônia (PPGHAm), realizada em setembro de 2022, e que estádisponível na íntegra por meio do Canal do PPGHAM no YouTube.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)