Quarta-feira, 7 de agosto de 2024 - 09h26
Com objetivo de
oportunizar aos estudantes matriculados nas escolas da Rede Pública Estadual de
Ensino, localizadas em Porto Velho, o governo de Rondônia vem executando o Projeto Roteiro Educativo, iniciativa onde os estudantes têm a
oportunidade de conhecer o patrimônio material do estado, locais e edificações
de referência cultural para população, bem como, vivenciar o patrimônio
imaterial e produção artística existente. A realização do Roteiro Educativo
aconteceu no período de 30 de maio a 2 de julho, reunindo 209 participantes,
sendo 179 de alunos, 20 professores e 10 auxiliares.
O
projeto, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é executado
pela Gerência de Arte e Cultura Escolar. De acordo com a Gerência de Arte e
Cultura Escolar o projeto continuará em execução no segundo semestre. As
escolas que submeteram seus projetos à Seduc já foram agendadas conforme agenda
e cronograma do projeto.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação tem como objetivo melhorar o
aprendizado dos alunos. “Ao oferecer experiências práticas e relevantes que
aprofundem o entendimento sobre a história e cultura local, o governo fortalece
a valorização e preservação do patrimônio”, ressaltou.
VISITAS
No
primeiro semestre de 2024, foram realizados dois tipos de Roteiros, o Roteiro 1
contemplou visitas à patrimônios históricos, memoriais, instituições religiosas
e hidrelétricas.
No
Roteiro 2 foram visitados centros históricos como os da Estrada de Ferro
Madeira Mamoré e Praça das Três Caixas D’água, memoriais, universidade
federal, palácio do governo, museus, mercados municipais, edifícios históricos,
bibliotecas estaduais, instituições religiosas, teatros estaduais, instituições
de ensino, praças históricas, pontes, e diversas instituições públicas e
privadas da Capital.
Segundo
a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o Roteiro Educativo de Porto Velho propõe
uma parceria colaborativa com a Coordenadoria Regional de Educação e escolas
jurisdicionadas. “O objetivo é apoiar e fortalecer os projetos desenvolvidos
nas instituições de ensino. Além disso, busca-se promover visitas educativas
aos centros históricos, museus, memoriais e outros locais que representem e
preservem o patrimônio cultural e histórico da Capital”, salientou.
De
acordo com a gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabryne Sena, a
abordagem interdisciplinar estimula a colaboração entre os professores, o que
enriquece a compreensão dos alunos sobre o patrimônio. “A proposta busca ir
além das fronteiras dos diferentes componentes curriculares, promovendo uma
educação mais integrada e adaptada às exigências atuais, com o objetivo de
proporcionar uma visão mais abrangente e conectada das questões culturais e
históricas”, destacou.
No primeiro semestre foram atendidos alunos de 10
escolas da Rede Estadual de Ensino, em Porto Velho. São elas:
Dando continuidade à sua missão de excelência na formação médica e à integração entre o conhecimento teórico e a prática clínica, Faculdades Integra
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