Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Guardiões do Meio Ambiente alcança cerca de 6.500 estudantes ao longo do ano em Porto Velho

Aproximadamente 350 adolescentes participaram de formatura


Turmas iniciaram em março deste ano e agora tiveram a formatura - Gente de Opinião
Turmas iniciaram em março deste ano e agora tiveram a formatura

Cerca de 350 alunos de cinco escolas de Porto Velho participaram, na tarde da última quarta-feira (29), da solenidade de formatura do projeto Guardiões do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). A cerimônia aconteceu no Teatro Estadual Palácio das Artes.

O projeto com as turmas formandas iniciou em março deste ano e foi desenvolvido através de etapas, que incluíram a realização de palestras educativas com diversos temas relacionados a sustentabilidade e preservação, jogos interativos, visitas técnicas aos parques do município e oficinas de compostagem, sabão em barra e líquido, hortas em pote com materiais recicláveis e outras. Ao longo do ano o alcance da atividade foi de cerca de 6.500 alunos.

Cinco estudantes ganharam também um tablet pelo bom desempenhoCinco estudantes ganharam também um tablet pelo bom desempenho

“É um projeto importantíssimo para toda a comunidade, para a Prefeitura de Porto Velho e para os alunos. A Sema fica muito grata em poder contar e perceber que muitos alunos, muitos jovens adolescentes, compram essa ideia e têm essa preocupação sustentável com o meio ambiente. É nessa hora que a gente precisa. Trabalhar com esse público é importante pois é o nosso futuro e o futuro da nossa cidade. Nós estamos investindo em educação diretamente na fonte, nos jovens que tomam conhecimento da importância da questão sustentável para o meio ambiente, levam para suas casas e, com o tempo, consegue realmente trazer isso para o dia a dia”, explicou o secretário-adjunto da Sema, Victor de Oliveira Souza, que participou da solenidade.

Os alunos de cada escola participante receberam certificados de participação e as escolas uma placa. A diretora da Escola Estadual Nossa Senhora do Amparo reconheceu os benefícios do projeto e garantiu manter a atividade no próximo ano letivo. “É um projeto que visa levar o aluno a se conscientizar mais sobre o meio ambiente de forma prática, saindo do muro da escola. Eles fizeram várias aulas práticas, aulas teóricas, se engajaram bem e agora eles vão se formar cidadãos mais conscientes com o meio ambiente. A nossa intenção aqui é continuar com esse projeto, que é muito viável e a nossa escola está de portas abertas para que continue”, garantiu Vanessa Lopes, diretora.

Cinco estudantes foram premiados com tablets e troféus pelo bom desempenho na arrecadação de óleo usado, que será repassado a WR Ambiental, empresa que recolhe para reaproveitamento, e tampinhas de garrafas pet, que serão doadas a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC). A Amanda Magalhães, da Escola Novo Tempo, foi uma delas. “Eu comecei a juntar e juntar, ia atrás, pedia para os vizinhos o óleo usado e eu aprendi que precisamos cuidar mais do meio ambiente, não poluir. Eu to feliz com essa vitória”, comemorou a estudante.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)