Terça-feira, 14 de junho de 2022 - 11h00
Uma programação formativa mobiliza, essa semana, centenas de professores, supervisores e gestores escolares da capital. Buscando alavancar os resultados da alfabetização em Porto Velho, a Prefeitura promove uma bateria de cursos de formação continuada entre os servidores da educação municipal.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). O evento, que acontece na Escola de Contas (Escon), busca contribuir para o aperfeiçoamento das competências e habilidades pedagógicas, tanto dos professores alfabetizadores quanto dos técnicos e gestores, em razão da necessidade de preparação desses agentes públicos para os bons resultados de alfabetização na idade certa.
“São professores multiplicadores, supervisores e gestores que estão recebendo formação em planejamento em sala de aula, análise dos resultados das escolas, monitoramento do alcance das metas de aprendizagens das crianças, entre outras atividades técnicas de conhecimento pedagógico voltado para a alfabetização no tempo certo”, ressalta a secretária Gláucia Negreiros, titular da Semed.
Município busca atender as metas da Base Nacional Comum CurricularO momento formativo busca, ainda, apresentar temáticas e conceitos prioritários no retorno das aulas presenciais no momento pós-pandemia. O encontro trabalha como estratégia o desenvolvimento de uma trilha de saberes, começando pela análise dos dados do Avalia Porto Velho, levando os professores a refletirem sobre os resultados obtidos, identificando a necessidade do currículo priorizado, bem como a grande importância de se recompor as aprendizagens não consolidadas.
Os locais dos encontros são no Teatro Banzeiros, Escola de Contas e no Canal Interativo DIFOR/DPE/SEMED, no YouTube.
ALFABETIZA PORTO VELHO
A política de formação do programa Alfabetiza Porto Velho é desenvolvida pela Semed, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A elaboração do programa, por meio de esforço conjunto e colaborativo de todos os setores da Semed e com o apoio técnico do TCE-RO, surgiu da necessidade de melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, visando contribuir e apoiar as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.
No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e ppromover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos
Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es