Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores de Rondônia participam de jornada sobre cultura Maker


Professores de Rondônia participam de jornada sobre cultura Maker - Gente de Opinião

Uma imersão às mudanças pedagógicas proporcionadas pela cultura Maker. Esse é um dos principais objetivos da “Jornada Maker para novas experiências na Educação’, que aconteceu no LabCrie da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, sob a mediação do professor doutor André Raabe, especialista em cultura Maker, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Os professores que participaram da jornada poderão ser multiplicadores das diversas possibilidades disponibilizadas pela cultura Maker nos ambientes escolares de Rondônia.

Com isso, os estudantes terão como se apropriar de ferramentas e de conhecimento para criar suas próprias soluções para problemas do cotidiano. Tudo na prática.

Para o professor André Raabe, a jornada vem valorizar as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas sobre o tema no estado e possibilitar que os professores possam utilizar a cultura Maker para atender os objetivos e anseios dos estudantes.

A cultura Maker é um movimento que valoriza a criação, a experimentação e o aprendizado prático. Baseia-se na ideia de que qualquer pessoa pode criar ou consertar objetos com as ferramentas e conhecimentos adequados. Os princípios dessa cultura são: estimular a resolução de problemas do cotidiano, incentivar a criatividade, a estratégia e a tecnologia. valorizar a experimentação e o aprendizado autodidata e promove a troca de conhecimentos entre as pessoas.

A Coordenadora de Mídias Educacionais da Seduc/RO, doutoranda Daniele Brasil, abriu a Jornada Maker ressaltando que os professores presentes estavam tendo uma oportunidade importante para aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre cultura Maker e aplicar com seus alunos.

A formação faz parte da pesquisa do doutorando Claiton Campos, e tem o apoio do Governo de Rondônia, através da Seduc - Secretaria de Estado da Educação, pela Coordenadoria de Mídia Educacional, e será certificada pela Univali.

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

A gestão do governador Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, confirmou na última terça-feira (26) um acordo histórico com o Sindicato dos Trabalhad

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, será palco de u

Prefeitura de Porto Velho promove seminário sobre assédio moral e sexual na educação

Prefeitura de Porto Velho promove seminário sobre assédio moral e sexual na educação

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) com a Divisão de Inspeção Escolar Pedagógica (DIIEP/SEMED) realizam, no próximo dia 28 de

Sistema Fecomércio por meio do Senac oferta vagas de cursos técnicos no segmento de informática e saúde

Sistema Fecomércio por meio do Senac oferta vagas de cursos técnicos no segmento de informática e saúde

Chegou mais uma oportunidade para quem busca qualificação profissional gratuita no estado de Rondônia. O Sistema Fecomércio por meio do Serviço Naci

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)