Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional


Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

A IX edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu) teve como sede a cidade de João Pessoa/PB, contando com a participação de estudiosos renomados na área. Entre dezenas de trabalhos apresentados, a professora da rede estadual de Educação, Danielle Constantino de Lima teve sua pesquisa aprovada pela comissão científica de avaliação, e a apresentou durante o Congresso e terá seu estudo publicado nos anais/e-books do evento.

O Conedu foi realizado entre os dias 12 a 14, últimos, no Centro de Convenções da capital paraibana. Os três dias de programação foram tomados por conferências, palestras, lançamento de livros, minicursos, mesa-redonda e apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral e pôster.

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

Danielle Constantino apresentou o trabalho com o tema: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação: Uma investigação qualitativa da oferta de Formação Continuada. O objetivo da pesquisa, de acordo com a professora, foi investigar como a temática foi trabalhada na formação continuada ofertada no período pandêmico aos professores da rede estadual de ensino em Rondônia e, a partir disso, entender se a instituição pública organiza e desenvolve práticas que auxiliam a atuação do professor conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A professora destaca que os resultados do estudo indicaram diversos desafios a serem superados no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais. Disse que a pesquisa poderá proporcionar mais reflexões sobre o assunto, reforçando e reconhecendo a necessidade de novas propostas de diferentes formas de utilização da TDIC como recurso pedagógico na construção do conhecimento.

A docente é doutoranda, bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tendo como linhas de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A pesquisa apresentada faz parte do estudo em andamento de sua proposta de tese, sob orientação da Professora Drª Maria Alzira.

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

Destaques na Educação

O Congresso teve como conferencista principal foi o professor António Nóvoa, abordando o tema: “Repensar a profissão docente, reinventar a formação de professores”. Nóvoa é reconhecido como grande pensador da educação atual. É Doutor na área, catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal. O evento teve ainda as participações de estudiosos da área, como José Carlos Libâneo e Jussara Hoffmann. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)