Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Presidente do TCE-RO debate educação

O debate aconteceu com os demais TCs, durante evento nacional


O conselheiro Edilson de Sousa (TCE-RO) mediou os debates, que tiveram como palestrantes o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), a conselheira Carolina Costa (TCE-BA) e a auditora Thaís Xavier (TCE-MS) - Gente de Opinião
O conselheiro Edilson de Sousa (TCE-RO) mediou os debates, que tiveram como palestrantes o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), a conselheira Carolina Costa (TCE-BA) e a auditora Thaís Xavier (TCE-MS)

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio do seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva,  participou do I Simpósio Nacional de Educação (Sined) – Escrevendo o Futuro Na Ponta do Lápis, evento sobre fiscalização dos recursos destinados à educação, e que foi realizado pelo TCE de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Na quinta-feira (26), o conselheiro presidente participou, como mediador, dos debates sobre a temática “A Educação e os Tribunais de Contas”, cuja mesa contou ainda, como palestrantes, com o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), a conselheira Carolina Costa (TCE-BA) e a auditora Thaís Xavier (TCE-MS).

Durante as explanações e debates, foram destacadas, entre outros pontos, ações empreendidas pelos Tribunais de Contas a partir da Resolução Atricon nº 3/2015, na qual foram estabelecidas 19 diretrizes para atuação indutora e propositiva dos TCs na concretização dos instrumentos gerenciais da Lei nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos.

O QUE É

O Sined, que encerrou na sexta-feira (27), busca analisar e discutir questões relacionadas ao controle externo dos recursos públicos destinados à educação, revelando experiências exitosas de gestão e ações desenvolvidas no âmbito dos tribunais de contas brasileiros. A iniciativa faz parte do programa “Na Ponta do Lápis”, que reúne as ações do TCE-MG no desenvolvimento do controle do ensino público.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)