Sexta-feira, 14 de outubro de 2016 - 14h37
247 - Reportagem de Herton Escobar, que tem um blog no Estadão, traz o posicionamento de representantes de entidades de pesquisa e ciência sobre a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos.
Integrantes da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) temem um "desastre" na ciência com a aprovação da proposta de emenda à Constituição.
"Se continuarmos na situação atual por mais 20 anos será mortal; vamos voltar ao status de colônia extrativista", diz Luiz Davidovich, da ABC. "Na verdade, não digo nem 20 anos. Se for cinco, já será extremamente complicado", completa.
"É um cenário trágico para a ciência", diz a presidente da SBPC e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Helena Nader. Ela teme uma fuga em massa de cérebros para o exterior com o congelamento de investimentos. "O que estamos dizendo para os nosso jovens cientistas é: se você tem condições de ir embora do Brasil, vá; porque aqui a ciência não é valorizada", comenta.
Leia aqui a íntegra.
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos