Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições abertas para cursos técnicos e de pós-graduação no Instituto Federal


O Instituto Federal de Rondônia encerra nesta segunda-feira, dia 19 de março, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes no município de São Miguel do Guaporé e inicia as inscrições para a especialização em Metodologia do Ensino na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Os candidatos devem acessar a página do IFRO na internet www.ifro.edu.br para mais informações.

Em São Miguel, a oportunidade para fazer o curso profissionalizante em Serviços Públicos e em Administração será via educação a distância, ambos são destinados a estudantes que concluíram o Ensino Médio. Para se candidatar, é necessário ter disponibilidade para participar uma noite por semana para a aula presencial, mais tempo para acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Os cursos são públicos e gratuitos, e os candidatos seguirão o seguinte cronograma após efetuar a inscrição: dia 21 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, deverão apresentar original e cópia dos documentos exigidos para a realização da primeira etapa de inscrição. No dia 24 de março, sábado, às 9h está marcada a chamada pública para manifestação de interesse na vaga, em que é obrigatória a presença. A matrícula será realizada no período da tarde e das 8h às 14h da segunda-feira, 26/03.

A Comissão do Processo Seletivo Especial explica aos candidatos que eles devem ficar atentos às datas. Na efetivação da inscrição é necessário apresentar: Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Certificado de Conclusão via Provão ou casos análogos – acompanhados de histórico escolar -, ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. São com estes documentos que será feita a análise que terá caráter classificatório, levando em consideração as notas/pontuação/conceitos do candidato.

Lato Sensu - O Câmpus Porto Velho abrirá inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os candidatos poderão se inscrever no período de 19 a 30 de março na própria unidade do IFRO. “Ofertamos 20 vagas à comunidade em geral, priorizando os professores da Rede Pública de Ensino. As outras 20 vagas serão destinadas aos servidores do IFRO”, ressalta a Diretora-Geral do Câmpus, Mércia Gomes Bessa Coelho.

Entre as linhas de pesquisa estão Políticas públicas e gestão da EPCT, Formação docente, currículo e avaliação, Aprendizagem e mediação pedagógica e Educação, mídias e mediações culturais. Os servidores do IFRO são isentos de pagar a taxa de inscrição, já a comunidade externa deve recolher R$ 50 para concorrer no Processo Seletivo, que terá como etapa única a análise da documentação comprobatória: classificatória e eliminatória.

Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIMCA Vilhena realiza segundo dia do I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense com programação técnica e científica de excelência e impacto regional

FIMCA Vilhena realiza segundo dia do I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense com programação técnica e científica de excelência e impacto regional

Dando continuidade à sua missão de excelência na formação médica e à integração entre o conhecimento teórico e a prática clínica, Faculdades Integra

Inscrições Abertas: UNIR seleciona para cursos de graduação com notas do Ensino Médio

Inscrições Abertas: UNIR seleciona para cursos de graduação com notas do Ensino Médio

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira, 11 de junho, o Edital Complementar do PS UNIR 2025.2 – que utiliza as notas d

Com noite histórica, FIMCA Vilhena abre o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

Com noite histórica, FIMCA Vilhena abre o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

Uma noite histórica marcou o início do I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense, promovido pela FIMCA Vilhena. A cerimônia de abertura, reali

Aluno do SESI de Porto Velho garante medalha de ouro na OBA 2025

Aluno do SESI de Porto Velho garante medalha de ouro na OBA 2025

Os alunos do SESI de Porto Velho se destacaram e garantiram medalhas na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA-2025),

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)