Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Gratuidade dos cursos SESI e SENAI é oportunidade para aqueles que buscam qualificação profissional

Ebep dá lugar ao Novo Ensino Médio e SESI e SENAI formam primeiras turmas em dezembro


Gratuidade dos cursos SESI e SENAI é oportunidade para aqueles que buscam qualificação profissional  - Gente de Opinião

O Serviço Social da Indústria (SESI) com a sua vertente de Gratuidade Regulamentar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a sua Gratuidade Regimental, focam por diretrizes próprias e também por atendimento às recomendações de órgãos auditores (CGU, TCU, Etc.) em tornar “inclusivas” suas ofertas das respectivas gratuidades, implementando estratégias, via seus Editais.

 

A Educação Básica com Educação Profissional (Ebep), um projeto realizado em parceria pelas duas instituições, proporciona aos alunos, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a oportunidade de também fazer o curso técnico. Os estudantes cursaram o ensino básico pela manhã e o técnico, à tarde.

 

A partir da mudança para o Novo Ensino Médio (NEM), projeto nacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), transformou o cenário de forma significativa, inclusive mudando o currículo, possibilitando, por exemplo, que os professores da educação básica passem a interagir de forma crescente com os do ensino profissional, desta forma interligando os conteúdos, desta forma passando a existir intercessão entre as disciplinas. 

 

As unidades do SESI-SENAI anteciparam a obrigatoriedade de implementação nacional, em 2022, proposta pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu a reforma dessa etapa da vida escolar. SESI e o SENAI foram pioneiros no país, começando com seis estados como piloto e hoje está em 24 dos 27 Departamentos Regionais e Rondônia foi o único DR do Brasil que adotou o NEM com quatro turmas.

 

No Novo Ensino Médio, já adotado pelas unidades SESI-SENAI desde 2019, o curso totaliza três mil horas, sendo mil e duzentas para o técnico e as demais focadas na educação básica. “Os alunos têm ainda várias opções, como o Itinerário cinco para uma formação técnica e mais cinco áreas e isso dá aos estudantes uma gama maior de conhecimentos. Esta nova concepção enriquece a educação e o perfil de saída do aluno”, explica.

 

Coelho afirma que a reforma estabelece uma organização curricular mais flexível, com a oferta de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizada não mais por disciplinas, mas por áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A BNCC representa 60% da grade, enquanto os outros 40% ficam a cargo dos chamados itinerários formativos.

 

Os itinerários formativos apresentam diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, de acordo com suas preferências e intenções de carreira. Eles podem aprofundar os conhecimentos em uma das quatro áreas do conhecimento da BNCC ou optar por uma formação técnica e profissional. As instituições de ensino têm autonomia para definir quais os itinerários formativos ofertarão, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

 

As quatro turmas somando 121 alunos iniciadas em 2019 concluem o curso em 2021. E em janeiro de 2022 as unidades SESI-SENAI iniciam mais quatro turmas do NEM. “Além do pioneirismo começamos ofertando o curso gratuitamente e as próximas turmas também terão gratuidade, nas unidades nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Cacoal e também Pimenta Bueno. Este aluno sai com um diferencial para o mercado de trabalho”, finaliza.

 

De acordo com o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, especialistas afirmam que “conteúdos” são dados de forma aplicada nos cursos e que ajudam os alunos a se descobrirem profissionalmente. “Os cursos técnicos gratuitos oferecidos aplicam os conhecimentos da formação generalista na prática, ajudam os alunos a se descobrirem profissionalmente e gerarão emprego e renda no futuro. Pela primeira vez na história do nosso país na educação os alunos vão poder definir a trajetória deles no ensino médio. O protagonismo dos jovens vai acontecer na sala de aula, com eles decidindo o que vão estudar em mais de 40% da carga horária”, garante.

 

Ainda conforme Santiago, isso também vai trazer mais oportunidades para os professores de dar aulas para alunos que têm mais interesse na área deles e estão mais engajados. Isso é extremamente positivo. “Há muitas evidências na ciência cognitiva que quando se coloca o conhecimento em prática, se fixa melhor esse conteúdo”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)