Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Gerente do SESI-SENAI de Vilhena conhece projeto de gestão de escolas municipais, em Goiânia


Gerente do SESI-SENAI de Vilhena conhece projeto de gestão de escolas municipais, em Goiânia - Gente de Opinião

Representando o Departamento Regional de Rondônia, o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, esteve em Goiânia, atendendo convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) para conhecer o projeto GEM (Gestão de Escolas Municipais) By SESI. A comitiva contou ainda com gestores dos DRs de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, além do Distrito Federal.

A comitiva das unidades SESI-SENAI, visitou a Escola Municipal Professor Divino Bernardo Gomes em Alto Horizonte, onde o presidente da FIEG, Sandro Mabel apresentou mediante slides o projeto Gestão Escolas Públicas Municipais, do qual o Serviço Social da Indústria (SESI) é parceiro.

“Queremos administrar escolas municipais que não têm acesso à informática e robótica e mostrar aos alunos esse universo, capacitando-os, os professores e a cidade, como um todo, nessas matérias”, pontuou o presidente da FIEG em seu pronunciamento.  

“Implantado no ano passado, o modelo transformou por completo a realidade da educação no município de pouco mais de 6,8 mil habitantes”, explicou Leite. “Com grande êxito na elevação do patamar do processo de ensino, de acordo com projeção preliminar baseada no Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (Passe), a experiência de gestão administrativa e pedagógica, desenvolvida no Colégio Municipal Professor Divino Bernardo Gomes, até então uma escola militar, torna-se referência nacional”, destacou.  

Leite acrescentou que a escola visitada já demonstrou avanço quanto ao resultado nas avaliações do IDEP em comparação a anos anteriores e que Goiás, já tem adesão de outras quatro prefeituras – Abadia de Goiás, Flores de Goiás, Pontalina e Sanclerlândia. “Ao conhecer as ações do GEM, já estamos estudando como adequar à nossa realidade e acredito que podemos viabilizar um modelo que se molde ao estado e municípios, para crescermos em número de matrículas e contribuir ainda mais com a educação básica”, afirmou.

Gerente do SESI-SENAI de Vilhena conhece projeto de gestão de escolas municipais, em Goiânia - Gente de Opinião

Na análise do gerente de Educação, Jair Coelho, o sucesso da iniciativa do SESI em Alto Horizonte não ocorre por acaso e passa exemplarmente pela ação da indústria em parceria com a prefeitura, que apostou na educação de boa qualidade, de uma escola da indústria, assim como já havia apostado em passado recente no advento da mineração na cidade.  

“O GEM está em conformidade com os propósitos do processo de educação do SESI e SENAI, de preparar profissionais para a indústria do futuro, contribuir para elevar a qualidade da educação básica da rede pública e diminuir o abismo tecnológico na educação entre o interior do Estado e a capital. Acreditamos que se as escolas públicas rondonienses adotassem este modelo, certamente determinaria mudanças expressivas na vida dos estudantes”, finalizou Coelho.   

Além do presidente da FIEG, os representantes dos 16 DRs foram recepcionados pelo diretor Regional do SENAI e superintendente do SESI-GO, Pedro Vargas, pelo diretor de Educação e Tecnologia SESI e SENAI-GO, Claudemir Bonatto e o prefeito da Cidade de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)