Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Gasto em educação pode ser mais eficiente


 Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

A diretora do Banco Mundial, Cláudia Costin, disse hoje (3) que o governo brasileiro poderia, a partir do ajuste fiscal, analisar a eficiência dos investimentos em educação. “Podemos aproveitar a crise para fazer um grande balanço de onde estamos gastando o dinheiro da educação. Muitas vezes se gasta mal o dinheiro na área", afirmou Cláudia Costin, que participou, nesta quinta-feira, no Rio, do Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública, promovido pelo Instituto Unibanco e a Folha de S.Paulo.

Apesar de defender a reavaliação das despesas em educação, Cláudia destacou que, mesmo em momentos de crise, é necessário preservar os investimentos na área. “A educação tem de ser um pouco mais protegida que os outros, porque ela constrói o futuro. Ela não garante os votos do governante do momento, mas garante a construção do futuro. Então, os recursos da educação devem ter um olhar muito mais carinhoso no momento em que se pensam cortes.”

Para a diretora do Banco Mundial, é positivo o anúncio do Ministério da Educação de oferecer um curso de formação para os diretores de escolas públicas.  “Sem dúvida, isso vai levar a um gasto mais adequado e uma gestão mais profissionalizada na escola.” Segundo ela, grande parte dos gestores de estabelecimentos de ensino não tem capacitação adequada para a tarefa.

“Hoje, temos professores que recebem formação ainda inadequada para o magistério. Há professores mais experientes para a gestão escolar, muitas vezes sem nenhuma preparação para o desempenho da profissão.”

Sobre a importância dos gestores de escolas públicas, ele informou que as pesquisas mostram que o papel do diretor de escola é decisivo para se criar uma ambiência escolar favorável à aprendizagem e garantir o direito a aprender das crianças.

Essa relevância também foi destacada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. “A escola é uma interação de pessoas. Existe ainda a noção de buscar o sucesso. São esses fatores que a gente chama de não tangíveis. Por isso, se fala tanto na ideia do diretor que inspira. São não tangíveis, mas são extremamente influentes”, disse Soares em relação à capacidade e empenho do diretor.

A partir das bases de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), esses gestores podem, segundo o presidente do Inep, buscar exemplos que ajudem na gestão de suas escolas. “Usar na prática [os dados] significa comparar sua escola com uma que atende a alunos parecidos. É muito importante fazer comparações relevantes. Vou comparar minha escola com uma outra que tem condições físicas e alunos parecidos.”

A análise de dados será um dos temas tratados pelo curso de formação que será oferecido aos gestores de escolas públicas. “O dado é fundamental para descrever a realidade. Ou seja, a realidade educacional está refletida nos levantamentos que o Inep faz no censo e nas avaliações”, disse o presidente do Inep.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)