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Ensino Médio de Rondônia atinge o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na região Norte


Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - Foto Daiane Mendonça - Gente de Opinião
Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - Foto Daiane Mendonça

O Estado de Rondônia lidera com o melhor resultado entre todos da região Norte em qualidade de educação, o destaque é baseado nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgadas nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com os níveis de aprendizagem demostrados pelos estudantes do Estado de Rondônia nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio, e na taxa de aprovação nos demais anos escolares, os resultados apontam que desde que o Ideb foi criado em 2005, o Ensino Médio de Rondônia teve o melhor desempenho de todas as edições anteriores, evoluindo em 2019 no rendimento escolar e no desempenho da etapa após anos em estabilidade.

Na edição de 2017, o Estado possuía um Ideb de 4.0 no Ensino Médio, ficando em quinto lugar no cenário brasileiro. Nesta edição de 2019, o Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com essa pontuação, Rondônia fica em primeiro lugar na região Norte, com 4.3 pontos, seguido do Estado do Tocantins com 4.0, e o terceiro lugar com o Acre e Roraima, com 3.9 e em 6º lugar entre todos os estados brasileiros.

O Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), que durante todo o ciclo histórico da avaliação externa, Rondônia manteve-se nas metas projetadas, nesta edição que a meta era 5.6 o Estado mantém atingindo a média de 5.6. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Estado alcançou a média de 4.9 pontos, chegando próximo da meta que era de 5.1.

Para o Inep, estes resultados são importantes para ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade e do Poder Público em favor da educação, indicando a necessidade de melhorias no sistema, difundindo e valorizando a cultura do aprendizado. Os índices são comparáveis nacionalmente expressando dois importantes valores no processo educacional: a proficiência dos estudantes e a taxa de aprovação com melhorias no fluxo escolar.

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