Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 - 11h44
O professor-doutor Ene Glória da Silveira, candidato a reitor da Unir, participou de um encontro com professores do Departamento de Medicina, ocasião em que expôs suas propostas não só para promover a consolidação da Medicina, mas para expandir toda a área de saúde da universidade
O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (16), no auditório da Unir-centro, em Porto Velho, e contou com a participação de outros candidatos à reitoria.
Ene Glória propôs a elaboração de daquilo que chamou de “plano emergencial de calamidade pública”. “Precisamos chegar no MEC e dizer que a nossa situação é de calamidade pública e, por isso, precisaremos ter um tratamento diferenciado. Vamos precisar de contratações urgentes de técnicos e professores para, só então, promovermos a reengenharia da Unir”.
O candidato a reitor reafirmou a importância do programa Reuni 2, desta vez destinado à consolidação das áreas de saúde e tecnologia. Em saúde, Ene falou sobre a articulação que já está sendo feita entre governos federal, estaduais e municipais para estabelecer metas de regionalização do segmento. “E onde entra a Unir? Entra com a consolidação definitiva do curso de medicina, com a construção do hospital universitário e com a abertura de cursos paralelos que dão sustentação à medicina, ou seja, fisioterapia, odontologia, biomedicina, farmácia e outros”.
A curto prazo, Ene Glória propôs a criação de cursos de pós-graduação para qualificar professores e técnicos na área de saúde. “Já fizemos isso antes e vamos fazer de novo. Agora é mais fácil, posto que já temos um grupo de professores altamente qualificado na área de saúde que pode contribuir com esse projeto.
Antigamente tínhamos que trazer toda uma equipe de professores de outras instituições para realizarmos uma pós-graduação na área médica”.
Por fim, Ene Glória garantiu que vai promover a substituição da procuradora jurídica da Unir. Ela foi alvo de uma carta de repúdio do Departamento de Medicina por “trabalhar abertamente contra o curso”. “Fomos muito felizes nesse aspectos, pois durante os nossos mandatos na reitoria trabalhamos com procuradores excelentes e já estamos conversando para trazê-los de volta à instituição”.
Fonte: Dhony Costa e Silva
Dando continuidade à sua missão de excelência na formação médica e à integração entre o conhecimento teórico e a prática clínica, Faculdades Integra
Inscrições Abertas: UNIR seleciona para cursos de graduação com notas do Ensino Médio
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira, 11 de junho, o Edital Complementar do PS UNIR 2025.2 – que utiliza as notas d
Com noite histórica, FIMCA Vilhena abre o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense
Uma noite histórica marcou o início do I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense, promovido pela FIMCA Vilhena. A cerimônia de abertura, reali
Aluno do SESI de Porto Velho garante medalha de ouro na OBA 2025
Os alunos do SESI de Porto Velho se destacaram e garantiram medalhas na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA-2025),