Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

E-Legis inicia nesta semana cursos na área de Informática



A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa, iniciou nesta segunda-feira (28), os cursos de Informática Básica, Digitação, Corel X6 e Web Design e continuidade ao curso de Libras Básico e Libras Intermediário. Estão sendo ofertados cursos pela manhã, tarde e noite.

Para a diretora geral da Escola do Legislativo são áreas de ampla visibilidade, tanto no setor público, como privado. “Trata-se de uma grande oportunidade de ampliação de conhecimentos”, observou.

Estão sendo ministrados na área de informática os seguintes cursos: Informática Básica, com carga horária de 60 horas, das 10 às 12h, de 28 de setembro a 11 de novembro; Digitação, com carga horária de 40 horas, das 16h às 18 h, de 28 de setembro a 27 de outubro; Corel X6, com carga horária de 30 horas, das 14h às 16h, de 28 de setembro a 20 de outubro; Web Design, com carga horária 60 horas, das 8h às 10h, de 28 de setembro a 11 de novembro; e Digitação, no período noturno, das 19 às 21h, as segundas, terças e quintas-feiras, com encerramento em 30 de outubro.

Já o curso de Libras Básico, com carga horária de 100 horas, teve início no último dia 21 e encerra dia 27 de outubro e está sendo realizado das 8h às 12h e o curso de Libras Intermediário, com carga horária de 80 horas, das 14 às 18h, também teve início no dia 21 de setembro e encerra no dia 20 de outubro.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), destacou que a informática evoluiu muito nos últimos 20 anos e está causando uma avalanche de pessoas nascidas na era digital. Ressaltou que no que se refere ao mercado de trabalho, a mudança é mais brusca ainda, uma vez que com o advento destas novas tecnologias, a mão de obra precisa ser mais bem qualificada.

Sobre o curso de Libras Maurão falou que capacita o servidor para lidar com pessoas surdas, fazendo com que o atendimento à população no serviço público seja mais inclusivo.

As vagas remanescentes (não ocupadas por servidores públicos) são destinadas à comunidade em geral, para que seja ampliado o leque de oportunidades, tendo em vista que é possível atuar também em instituições educativas em geral, escolas inclusivas, especiais, empresas, serviços de assistência à saúde, centros culturais, associações, redes de televisão, seminários, congressos e outros serviços nos quais há presença de pessoas surdas, complementou o parlamentar.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)