Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dr. Neidson apoia regionalização do Enem para evitar prejuízos aos alunos do Norte



Em reunião do Parlamento Amazônico em Manaus, no final da semana passada, e que teve a participação de parlamentares do Paraguai e da Argentina, o deputado Dr. Neidson (PMN), foi favorável à proposta do parlamento de regionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta que está sendo levantada pelo parlamento visa proporcionar mais chances aos alunos da rede pública de ensino da Região Norte, que hoje estão em desigualdade de condições com os alunos das demais regiões.

Na opinião de Neidson, a regionalização do Enem não vai ferir nenhum princípio constitucional, já que as chances no concurso, para cada região, atenderão as expectativas e condições locais dos educandos.

Um dado expressivo do Ministério da Educação, na opinião do parlamentar, é de que no ranking das 50 melhores escolas do País, 49 são particulares e a única estatal é o Instituto Federal de Santa Catarina.

Outro dado importante para mostrar a desigualdade na disputa foram os números apresentados sobre o último Enem no Amazonas. Para o curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, apenas um aluno amazonense passou e os demais são das regiões Sul e Sudeste.

Ficou acertada pelos membros do Parlamento Amazônico a formulação de um documento a ser apresentado na próxima reunião, que deverá ser encaminhado às bancadas federais dos Estados, para que um Projeto de Lei possa ser elaborado visando a regionalização.

Fonte: David Casseb   

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)