Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dr. Aparício Carvalho: “Amazônia Que Eu Quero” – Educação superior como ferramenta de preservação ambiental e sustentabilidade econômica.


Dr. Aparício Carvalho: “Amazônia Que Eu Quero” – Educação superior como ferramenta de preservação ambiental e sustentabilidade econômica. - Gente de Opinião

A Amazônia é reconhecida mundialmente por sua vasta biodiversidade e importância crucial para o equilíbrio ecológico global, está no centro dos debates acadêmicos que visam transformar a educação superior na região. Com um papel fundamental na formação de agentes de mudança, instituições de ensino superior estão integrando a preservação ambiental, a sustentabilidade e a inclusão social em suas práticas de ensino, extensão e pesquisa.

O Programa "Amazônia Que Eu Quero" da Fundação Rede Amazônica e do Grupo Rede Amazônica, busca fomentar a participação ativa da sociedade em geral por meio de eventos regionais, com a participação de membros do poder público, da iniciativa privada e de organizações não governamentais, visando encontrar soluções práticas e sustentáveis para os desafios da região, através de debates e da educação política em temas ligados ao desenvolvimento econômico e sustentável no contexto amazônico.

O painel da nova temporada do "Amazônia Que Eu Quero" realizado dia 05 de agosto no anfiteatro do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA em Porto Velho, contou com a participação do empresário, médico e educador Dr. Aparício Carvalho de Moraes, embaixador do Programa em Rondônia.

Com uma vasta experiência na área de formação profissional na educação superior na Amazônia o Dr. Aparício Carvalho, tem buscado implementar políticas de ensino, extensão e pesquisa que atenda às necessidades educacionais, sociais e econômicas, que assegurem a qualidade e a acessibilidade a uma educação superior inclusiva na região, por meio de um modelo educacional que possa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças e características individuais, tenham acesso equitativo à educação de nível superior.

Para o Dr. Aparício Carvalho, os currículos das instituições de ensino superior da Amazônia devem ser reformulados para incluir conteúdos teóricos e atividades práticas a partir de projetos interdisciplinares que tratam da diversidade cultural e social, sustentabilidade e a preservação ambiental na região, formando profissionais comprometidos com as novas demandas e o futuro da Amazônia.

Ainda, para o Dr. Aparício Carvalho, fomentar a extensão e a pesquisa voltada para a preservação e sustentabilidade da Amazônia é uma prioridade para as instituições de ensino superior, que devem incentivar a realização de pesquisas inovadoras em parceria com instituições nacionais e internacionais e a divulgação científica precisa ser ampliada, com a publicação de resultados em revistas científicas e mídias acessíveis à comunidade, bem como a extensão universitária deve desempenhar um papel crucial na conexão entre universidades e comunidades locais, com projetos comunitários que podem ser desenvolvidos para promover a educação ambiental nas comunidades da Amazônia em parcerias com ONGs, governos e empresas possibilitando a implementação de iniciativas de sustentabilidade em larga escala.

Diante disso, é urgente reconhecer a importância da educação superior como um indutor do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que auxiliem na preservação do meio ambiente e na busca por soluções práticas e inovadoras para os desafios da Amazônia, com foco em ensino, extensão e pesquisas aplicadas em áreas prioritárias como sustentabilidade econômica, saúde e educação inclusiva, bioética, diversidade cultural e social, agroecologia, biotecnologia e energias renováveis.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

A área de gestão é uma das mais procuradas por estudantes que estão se preparando para atuar no mercado de trabalho. Com o objetivo de atender essa

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

A partir desta quinta-feira (4), o governo de Rondônia inicia o processo seletivo para escolher 35 estudantes do ensino médio da rede pública estadu

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

A gestão do governador Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, confirmou na última terça-feira (26) um acordo histórico com o Sindicato dos Trabalhad

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, será palco de u

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)