Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

De egressos a gerente e secretária escolar da unidade do SENAI Vilhena

SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença


Gerente do SESI SENAI de Vilhena, Silvio Leite - Gente de Opinião
Gerente do SESI SENAI de Vilhena, Silvio Leite

Há sete anos Silvio Henrique Lattaro Leite assumiu a gerência da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, mas sua história na instituição começou bem antes, mais precisamente em 2005, quando fez o curso técnico em Informática. Neste primeiro contato, o jovem aluno se mostrou interessado pela metodologia, laboratórios e instrutores, profissionais atuando em áreas específicas, ministrando aulas sobre assuntos práticos.

 

Nascido em Londrina, Paraná, Silvio Leite, que reside em Rondônia desde 1994, à época da conclusão do Ensino Médio, não havia nenhuma faculdade com formação na área de informática em Vilhena e um amigo mostrou um panfleto do SENAI, informando o início da turma de técnico em informática. “Diante dessa divulgação, acreditei que esse seria um bom caminho a trilhar já que essa era a área de atuação que gostaria de seguir carreira”.

 

Leite conta que para alguém que nem havia saído da educação básica, toda aula prática era um encantamento. Antes mesmo de concluir o curso, já estava trabalhando na área e realizando algumas manutenções em computadores, configurando redes lógicas e prestando auxílio para algumas pessoas na aquisição de computadores. “Era o SENAI mudando minha vida”, disse.

 

Depois de aprovado em processo seletivo, passou a atuar no SENAI de Vilhena de 2010 a 2012 na área administrativa, se apaixonou por essa nova área e decidiu iniciar a graduação, desta vez em administração. Ele se formou em 2016. De acordo com Silvio, seus planos incluem ampliar a área de conhecimento e quem sabe o mais breve possível, ingressar em um curso de engenharia civil.

 

Ele afirma que sua passagem pelo SENAI, primeiramente como aluno, foi fundamental. “Mesmo que hoje não atue diretamente na área de informática, essa formação foi o trampolim para o local onde estou e o cargo que ocupo. Por essas oportunidades é que ao receber novos alunos aconselho - aproveitem as formações disponíveis no SENAI neste momento, pois mesmo que essa não seja sua primeira opção de profissão, um bom curso pelo SENAI, pode te aproximar da carreira desejada e do mercado de trabalho”, explica.

Viviane Marinho Nunes Feliz - Gente de Opinião
Viviane Marinho Nunes Feliz

Com dez anos de casa, vinda do Paraná para Rondônia com apenas um ano de idade, Viviane Marinho Nunes Feliz, atualmente no cargo de secretária escolar da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena faz jus ao sobrenome. Antes de passar por um processo seletivo e se tornar funcionária, a história de Viviane com o SENAI começou em 2009 e 2010, respectivamente, quando foi aluna nos cursos de Métodos e Técnicas de Gestão da Produção (MTGP) e depois, de Eletricista Industrial.

 

Conheceu o SENAI quando mudou para Vilhena em busca de oportunidade de estudos, havia acabado de concluir o Ensino Médio em Chupinguaia onde não havia nenhuma faculdade ou instituição de ensino profissional. Assim que chegou a Vilhena, se inscreveu para o edital da aprendizagem. Concorreu com 400 estudantes e foi aprovada em 4º lugar para o curso de Métodos e Técnicas de Gestão da Produção.

 

“No final de 2009 participei do processo seletivo para ser Jovem Aprendiz na empresa JBS e conquistei meu primeiro emprego em multinacional. Lá comecei a trabalhar na área do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho”, disse Viviane.

 

Em 2011, cursou a tão sonhada faculdade. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pós-graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, desde criança é apaixonada por aprender e com isso escolheu trabalhar na área de educação, por acreditar que a educação muda a vida das pessoas, a educação move o mundo. No mesmo período, participou e foi aprovada no processo seletivo para contrato para estágio no setor da secretaria/atendimento. Mais uma vez, o SENAI mudaria sua vida.

 

“Quando surgiu a oportunidade de me tornar funcionária efetiva, passei no processo seletivo para auxiliar administrativo”, lembra Viviane. “Parecia um sonho pois desde que conheci a instituição pensei comigo mesma um dia quero ser funcionária do SENAI. Em 2013, surgiu a oportunidade de subir de cargo e passei para assistente administrativo. Até então já desenvolvia atividades da secretaria escolar e era interlocutora responsável pelo programa Pronatec”, comenta.

 

Em 2015 foi convidada para participar de capacitação em Porto Velho para ser usuário chave do novo programa de gestão escolar da rede SESI-SENAI (atual SGE), após a conclusão do treinamento que durou uns cinco meses viajou por algumas unidades junto com a equipe de T.I. fornecendo capacitação para os colaboradores. Em 2016 houve a integração do sistema e com a junção das casas recebeu o convite para ser a secretária escolar, atividade que exerce até o presente momento.

 

Quanto a importância do SENAI para a trajetória profissional, Viviane pontua que a instituição mudou sua vida, abriu portas e a tornou a profissional que é hoje e com certeza, afirma ela, sem o SENAI não teria chegado onde chegou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)