Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Convênio SESI-RO e Prefeitura de Porto Velho oferece cursos EJA gratuitos com inscrições até 13 de julho


Convênio SESI-RO e Prefeitura de Porto Velho oferece cursos EJA gratuitos com inscrições até 13 de julho - Gente de Opinião

A parceria do Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO), Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vai beneficiar àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental II na idade correta, com a oferta de cursos gratuitos na modalidade EJA EAD (70%) e presencial (30%).

As inscrições que se estendem até 13 de julho, podem ser realizadas na unidade do SESI Lagoa, de Porto Velho, à avenida Rio de Janeiro, das 14 às 19 horas.  As aulas iniciarão no mês de julho, no mesmo local, no horário das 18h às 22h.

Segundo a técnica Marcela Xavier, do SESI-RO, ao todo estão sendo disponibilizadas 160 vagas, sendo 40 para cada curso. “Os jovens vão concluir os estudos da 5ª a 8ª série, mas já finalizam o ensino fundamental com uma profissão e sairão prontos para o mercado de trabalho.

No ato da inscrição (matrícula), os interessados devem apresentar duas fotos 3x4 atualizadas; identidade e CPF; histórico escolar original ou atestado de escolaridade e comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.

Marcela ressaltou que no Brasil, metade da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa, segundo dados do IBGE.  “Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o ensino fundamental. Por essa razão, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima oportunidade para quem deseja concluir a educação básica”, disse.

Ainda conforme Marcela, o aluno formado pelo SESI na modalidade EJA EAD, com o certificado em mãos, é possível participar de concursos públicos que exigem escolaridade mínima e até mesmo começar uma faculdade. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)