Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

COLÓQUIO FORTALECE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E DA IGUALDADE RACIAL EM RONDÔNIA



A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) realizaram na sexta-feira (16), o Colóquio da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, no Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef), em Porto Velho.

Gente de Opinião

Evento aconteceu no auditório do Sindsef, em Porto Velho

É a primeira vez que o Estado de Rondônia realiza um colóquio com essa temática. De acordo com a presidente do conselho e titular da Seas, Hérika Fontenele, esse colóquio veio fortalecer a política de direitos humanos e da política da igualdade racial.

Durante o evento, várias palestras foram ministradas com foco no genocídio da juventude negra, na cultura negra e afro-brasileira, na história dos afrodescendentes do estado de Rondônia e no protagonismo da mulher negra. Além das apresentações culturais do Grupo Kizomba Axé, danças afros e mostra do documentário do professor Abdias do Nascimento, um dos maiores influenciadores da cultura negra no Brasil e no mundo.

O objetivo do colóquio foi abrir mais um espaço democrático, proporcionando debates sobre reconhecimento, desenvolvimento, igualdade racial e justiça, relacionados com os afrodescendentes. O evento contou com o apoio da CUT, Sintero, Sindsef e Neabi/Ifro.


Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)