Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Atrasados lamentam perda da prova do Enem


 

Gente de Opinião

Mariana Tokarnia e Akemi Nitahara
Agência Brasil

Gente de Opinião

Brasília e Rio de Janeiro - O portão do Colégio Marista João Paulo II, em Brasília, tinha acabado de fechar quando Douglas dos Santos chegou no local. Ele faria hoje (26) a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Sai do trabalho e vim correndo", justifica. "O jeito agora vai ser deixar para o ano que vem", disse ainda ofegante.

Santos, de 19 anos, acrescentou que avisou no trabalho que tinha a prova mas não foi liberado até às 12h. O portão fechou pontualmente às 13h, horário de Brasília. Ele foi de carro e ficou preso no trânsito. Perguntado se tinha estudado, repondeu: "Tinha, e muito". Ele usaria o Enem para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir um desconto maior na faculdade particular onde estuda.

Gente de Opinião

No Rio de Janeiro, até o último minuto, com os portões fechando, ainda tinha candidatos entrando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Dominique Mantuano chegou atrasada e ficou descontrolada. Moradora do Méier, ela ficou estudando até 7h e colocou o despertador para 11h, mas só conseguiu levantar às 12h.

Jéssica Salgado, de 22 anos, também não conseguiu entrar mas estava conformada. “Vou tentar de novo ano que vem, a gente está sempre tentado, brasileiro não desiste nunca. Fui para o ponto de ônibus uma hora antes, eu moro aqui perto, mas o trânsito estava enrolado, a gente tenta, né?”

Nas redes sociais, candidatos também lamentam que chegaram atrasados: "Como eu vou explicar para minha mãe que perdi o Enem? Vou levar uma surra, apenas", diz um usuário do microblog Twitter. Outra usuária, diz que perdeu a prova por causa de um assalto: "Perdi o Enem, fui assaltada na porta de casa e eles levaram minhas duas canetas e minha carteira de identidade. Peço que me ajudem".

Neste sábado, mais de 7,1 milhões farão o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Educação (28 de abril), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou mais investimentos que estão

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha anunciou esta semana a entrega de mais de 23 mil tablets para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensi

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)