Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aprenda a técnica da repetição espaçada para estudar


 Aprenda a técnica da repetição espaçada para estudar - Gente de Opinião

Estudar, às vezes, é um desafio. Mas um desafio maior é se lembrar de tudo o que você estudou. Já passou pela seguinte situação: estudou história, por exemplo, e após um tempo esqueceu boa parte do conteúdo? 

É valido explicar que essa perda de memória não surge do nada. No século dezenove o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, explicou um fenômeno chamado “Curva do Esquecimento”. Hermann percebeu que a curva funcionava da seguinte forma: depois de vinte minutos que estudamos, esquecemos 42% do que aprendemos. Depois de uma hora, não lembramos de 56%. Após 30 dias, esquecemos 80% de tudo o que a gente aprendeu! 

Nós como seres humanos evoluímos para ter a memória seletiva. Ou seja, só retemos aquilo que vai nos ajudar naquele momento. O resto descartamos. É por isso que para aprender uma matéria precisamos memorizar. Para ter um desempenho melhor devemos praticar o método da repetição espaçada. Essa técnica funciona como revisões do que estudamos em espaços de tempo diferentes. Começa com intervalos menores, até chegar nos maiores. 

A repetição espaçada é dividida em: 24/7/30. O número “24” representa 24 horas depois que você estudou. Ou seja, um dia depois que você aprendeu algo é necessário fazer uma revisão. Já o “7” representa a semana. Depois de todo dia ter estudado e revisado, no final da semana deve-se fazer uma revisão maior. O “30” representa um mês. Logo, tudo o que aprendeu em um mês precisa ser revisado. 

Essa revisão pode ser feita através de resumo ou o fichamento, em que usamos tópicos com palavras-chaves. Mas uma técnica que considero melhor para memorização é o flashcards. São cards de papel em que escreve a pergunta na frente e a resposta atrás. 

Essa dica é muito eficiente, pois parece com jogos de perguntas e respostas. Indico que tenha três caixas para colocar as respostas. Na revisão de 24 horas, se acertar, coloque na segunda caixa (referente a revisão de uma semana), se errar deixe na primeira (para revisar em 24 horas). 

No dia que for fazer a revisão dos 7 dias, tente acertar os cartões da segunda caixa. Acertando, passe eles para a terceira caixa (de um mês), errando, deixe na segunda. Na revisão de 30 dias, revise os cartões da terceira caixa. Quando acertar você já sabe que conseguiu reter aquele conteúdo. 

Mas se, infelizmente, você não acertou os da terceira caixa, passe os cartões para a primeira. Esse é um sinal para revisar mais essa matéria e começar um novo ciclo. Estude, dedique-se e tudo vai dar certo. Com esforço o resultado vem!

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)