Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da rede municipal de ensino são incentivados à leitura após retorno das aulas presenciais em Porto Velho

Docentes elegem a leitura como principal ferramenta para o desenvolvimento das crianças


Alunos da rede municipal de ensino são incentivados à leitura após retorno das aulas presenciais em Porto Velho - Gente de Opinião

O fomento à leitura pode ser visto em cada pedaço da Escola Municipal Miguel Ferreira, localizada na zona Sul de Porto Velho. No pátio de recreação, o atrativo é um mural de livros disponível aos estudantes. Já na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, a professora Simone Guedes dedica alguns minutos do dia para uma roda de leitura no fundo da sala.

A professora Simone Guedes é uma das incentivadorasA professora Simone Guedes é uma das incentivadorasNo carpete, onde as almofadas dividem espaço com os livros, a imaginação floresce. “A leitura transporta a criança para o imaginário, e repercute positivamente no aprendizado e na escrita, sendo a nossa principal ferramenta para melhorar o desempenho dessas crianças em outras matérias”, afirma a professora.

A lógica entre os educadores é simples. Uma leitura frequente permite que as crianças desenvolvam, logo cedo, a habilidade de interpretar questões e enunciados de qualquer matéria. A estratégia encontrada pela escola consiste em transportar os estudantes a um universo lúdico, através da montagem de cenários e oferta de livros mais atrativos às crianças.

“Eu gosto de ler tudo. É como se aqui, com os meus colegas e a professora, a gente conseguisse viajar para um outro mundo”, detalha Alice Arruda, de 8 anos, uma das estudantes mais participativas na roda de leitura.

Alice Arruda criou o hábito e viaja no mundo da leituraAlice Arruda criou o hábito e viaja no mundo da leitura

A estratégia é repercutida em todos os anos letivos da escola que hoje atende mais de 300 estudantes, divididos em 14 turmas e dois turnos.

Supervisora da unidade, Luciene AguiarSupervisora da unidade, Luciene AguiarPara atuar no novo projeto, os professores tiveram uma complementação específica sobre a importância da leitura no contexto educacional e na reversão da defasagem causada pela pandemia.

“Nós observamos que muitas crianças deixaram de ter o contato com o livro durante as aulas híbridas e passaram a dedicar mais tempo no celular ou computador. O objeto agora é resgatar esse contato com os livros paradidáticos”, explica a supervisora da unidade, Luciene Aguiar.

E os trabalhos não param. A escola já planeja, no início do último bimestre de 2021, promover tendas de leituras, livros sanfonados e encenação presencial com temáticas literárias. Para quem trabalha na formação dos futuros cidadãos e profissionais, a leitura tem um papel-chave.

“A leitura é a base de tudo. Se a criança cria o hábito de ler e interpretar ainda cedo, ela será um estudante e um adulto com alta facilidade para assimilar e compreender assuntos. Isso tem uma repercussão direta e positiva na vida acadêmica e profissional e até ganhos na vida pessoal também”, finaliza a professora.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Governo de RO investe mais de R$ 3,6 bilhões na educação para modernização tecnológica, obras de infraestrutura e capacitação de professores

Ao longo dos últimos seis anos, o governador Marcos Rocha tem trabalhado para transformar a educação em Rondônia. Entre 2019 e 2024, o governo do es

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)