Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes


Mãe dos gêmeos Lucas e Leonardo, Maria Jucineia motiva  os filhos nos estudos - Gente de Opinião
Mãe dos gêmeos Lucas e Leonardo, Maria Jucineia motiva os filhos nos estudos

A dedicação de Maria Jucineia da Silva Neves, 36 anos, que começou o curso Técnico em Administração, no primeiro semestre de 2024, é redobrada. Além de cuidar da família, a aluna do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) quer motivar o filho Lucas da Silva, de 18 anos, a seguir na capacitação profissional.  Lucas tem deficiência auditiva e faz o Curso Técnico em Marketing, com o auxílio da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), da instituição de ensino profissionalizante.

A dona de casa, moradora do Bairro Nova Esperança, em Porto Velho, sonha em abrir o próprio negócio e destacou que, apesar das dificuldades, o filho é um dos motivos para não desistir. Embora reconheça as dificuldades, Jucineia descartou a possibilidade de deixar para trás os planos de empreender. Seu objetivo é deixar o legado para os herdeiros.

Leonardo da Silva, gêmeo de Lucas,  fez o curso de Auxiliar Administrativo com a mãe e o irmão. O caçula Luan da Silva, de 14 anos, não dispensa a possibilidade de seguir os passos da mãe e irmãos na educação profissional, mas seu foco atualmente é o desenho. O adolescente é autodidata no mundo das artes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação profissional é um benefício acessível para quem busca a inserção no mercado de trabalho e beneficia cidadãos de diferentes faixas etárias, que sonham em construir uma carreira de sucesso. “Com a expansão do ensino profissionalizante em todas as regiões do Estado, o Governo incentiva a população a se capacitar profissionalmente, e muitas mães estão vencendo os desafios do mercado de trabalho para fortalecer o orçamento familiar”, ressaltou.

Educação profissional contempla mães e filhos - Gente de Opinião
Educação profissional contempla mães e filhos

Se depender de incentivo, os jovens têm um futuro promissor. Pelo menos a mãe transmite sempre motivação. “Vou continuar estudando, mesmo com obstáculos.  Quero fazer os meus filhos entenderem que não podemos desistir e que na vida nada será fácil. Tudo exigirá de nós esforços para que lá na frente, quando olharmos para trás, possamos dizer: ‘Não foi fácil, mas consegui. Eu venci.’”, disse Maria Jucineia.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES 

Tendo como meta, o fortalecimento e expansão da qualificação da mão de obra, o Idep oferta cursos gratuitos em diferentes áreas, motivando quem busca ocupar postos de trabalho ou abrir o próprio negócio. A presidente do Instituto Profissionalizante, Adir Josefa de Oliveira ressalta que a formação profissional está ajudando muitas famílias, inclusive, mulheres que buscam autonomia financeira.

Os cursos do Idep mais procurados pelo público feminino são: 

  • Técnico em Secretaria Escolar
  • Artesanato
  • Biscuit
  • Bordado a Mão
  • Designer de Sobrancelhas
  • Penteado
  • Tranças
  • Manicure e Pedicure
  • Massagem para os Pés
  • Boas Práticas de Copeira Hospitalar
  • Boas Práticas para Merendeira

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

A área de gestão é uma das mais procuradas por estudantes que estão se preparando para atuar no mercado de trabalho. Com o objetivo de atender essa

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

A partir desta quinta-feira (4), o governo de Rondônia inicia o processo seletivo para escolher 35 estudantes do ensino médio da rede pública estadu

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

A gestão do governador Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, confirmou na última terça-feira (26) um acordo histórico com o Sindicato dos Trabalhad

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, será palco de u

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)