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Sebrae tem como pauta estratégica a implementação de Smart City em Rondônia

A pauta foi debatida durante encontro que contou com a participação de especialistas e técnicos


 Sebrae tem como pauta estratégica a implementação de Smart City em Rondônia - Gente de Opinião

O Sebrae realizou na segunda-feira (27), em sua sede, em Porto Velho, um encontro entre consultores e técnicos da instituição com o objetivo de promover discussões sobre a pauta estratégica de Smart City.

Foram convidados dois consultores de Recife (PE), Cláudio Nascimento e Renata Galemo, para apoiar o Sebrae em Rondônia no tema, na estratégia para o desenvolvimento socioeconômico das cidades por meio da inovação que pode ser direcionada para a implementação de Smart Cities. 

Uma Smart City é uma cidade que utiliza tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, tornando-a mais eficiente, sustentável e conectada. 

Foram abordados diversos nichos da pauta, entre eles conectividade, mobilidade, sustentabilidade, segurança e inovação. 

A implementação de uma Smart City pode promover a ampliação da infraestrutura de TICs nas cidades para garantir a conectividade de todos os cidadãos e a integração dos serviços públicos; soluções tecnológicas para o transporte urbano, como aplicativos para compartilhamento de veículos e bicicletas elétricas; além de sistemas de gestão de trânsito inteligentes e integrados. 

A segurança aumenta com a inserção de soluções tecnológicas para garantir a segurança dos cidadãos e o fomento da inovação por meio do incentivo à criação de startups e ao empreendedorismo tecnológico, além de promover a capacitação e o treinamento dos profissionais para atuarem em diversas áreas. 

“O Sebrae e o estado de Rondônia estão dando passos poderosos rumo ao desenvolvimento socioeconômico que as cidades inteligentes podem nos proporcionar. Foi ótimo absorver a experiência e conhecimento do Claudio e da Renata, que são especialistas na área de Smart City e economia criativa. Debatemos o cenário rondoniense, especialmente a capital, e de que modo podemos iniciar o desenho dessa estratégia”, avaliou a analista técnica do Sebrae Caroline Garcia. 

A participação da população também é um resultado da implementação, gerando o estímulo de participação ativa na gestão da cidade por meio de canais de comunicação diretos com a prefeitura, como aplicativos para envio de sugestões e reclamações, além de promover a realização de audiências públicas e consultas populares. 

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