Segunda-feira, 25 de julho de 2022 - 13h23

Implantado há um ano, o Sistema Vsky já ajudou as equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no atendimento de mais de 18 mil ocorrências médicas em Porto Velho. O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos percursos e a localização das ambulâncias que atendem a população tanto na região urbana da capital quanto no distrito de Jaci-Paraná, onde também tem uma base do Samu.
Das quase 18 mil ocorrências atendidas em um ano pelo município, 57% são provenientes de causas clínicas e outros 33 % são atendimentos traumatológicos. Segundo Raymisson Corrêa, diretor do Samu, todo o processo de trabalho, que antes era feito manualmente com a utilização de papel e caneta, agora passou a utilizar a ferramenta nas execuções dos serviços, mudando a forma de atendimento das equipes durante o primeiro atendimento.
"Com a utilização do smartphone, o sistema digital além de mudar a comunicação com a equipe que está no local da ocorrência, mudou também a forma como trabalhamos com os dados”, explicou Raymisson Corrêa, diretor do Samu.
Sistema auxilia o Samu no atendimento a ocorrências médicasCom a utilização da tecnologia a favor da população, o processamento de informações analíticas, obtidos no decorrer dos atendimentos, oferece maior amplitude em relação aos locais de maior índice de acidentes, tipos de procedimentos e melhores trajetos a serem percorridos pelas ambulâncias, o que significa maior eficiência nas condutas e menos tempo no atendimento às emergências.
“Isso muda todo o comportamento administrativo do Samu, além de conseguirmos, de fato, agilizar os serviços. Através do aplicativo, a equipe que já está na rua finalizando um atendimento já pode correr imediatamente para outra ocorrência. Antes, a equipe precisava vir até a base para pegar um papel e seguir com o atendimento”, destacou.
A chegada do sistema também permite maior economia, uma vez que a operacionalização passou a ser feita via celular e computador. O papel e a comunicação por rádio ficaram no passado.
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Equipe Elev3r conquista o Champion's Award no Torneio Regional de Robótica
A equipe de robótica Elev3r, da Escola SESI de Vilhena (RO), se destacou mais uma vez ao conquistar o primeiro lugar, o cobiçado Champion's Award, n

Como a telefonia digital está unificando a comunicação de empresas com múltiplas unidades
A expansão física de uma empresa sempre vem acompanhada de um desafio técnico: como manter a comunicação entre unidades fluida, integrada e com cont

Sebrae em Rondônia promove workshop sobre Inteligência Artificial
O Sebrae realiza no dia 29 de novembro o IA DAY: Como Pequenos Negócios Podem Usar Inteligência Artificial para Vender Mais, um workshop intensivo v

5º Encontro da Rede Nacional de Processos do Sistema Sebrae acontece em Porto Velho
O Sebrae em Rondônia sediou, nesta quinta-feira (13), o 5º Encontro da Rede Nacional de Processos do Sistema Sebrae. O evento, realizado em Porto Ve
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)