Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho

Implantação da ferramenta durante os procedimentos completou um ano em atividade


Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho - Gente de Opinião

Implantado há um ano, o Sistema Vsky já ajudou as equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no atendimento de mais de 18 mil ocorrências médicas em Porto Velho. O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos percursos e a localização das ambulâncias que atendem a população tanto na região urbana da capital quanto no distrito de Jaci-Paraná, onde também tem uma base do Samu.

Das quase 18 mil ocorrências atendidas em um ano pelo município, 57% são provenientes de causas clínicas e outros 33 % são atendimentos traumatológicos. Segundo Raymisson Corrêa, diretor do Samu, todo o processo de trabalho, que antes era feito manualmente com a utilização de papel e caneta, agora passou a utilizar a ferramenta nas execuções dos serviços, mudando a forma de atendimento das equipes durante o primeiro atendimento.

"Com a utilização do smartphone, o sistema digital além de mudar a comunicação com a equipe que está no local da ocorrência, mudou também a forma como trabalhamos com os dados”, explicou Raymisson Corrêa, diretor do Samu.

Sistema auxilia o Samu no atendimento a ocorrências médicas Sistema auxilia o Samu no atendimento a ocorrências médicasCom a utilização da tecnologia a favor da população, o processamento de informações analíticas, obtidos no decorrer dos atendimentos, oferece maior amplitude em relação aos locais de maior índice de acidentes, tipos de procedimentos e melhores trajetos a serem percorridos pelas ambulâncias, o que significa maior eficiência nas condutas e menos tempo no atendimento às emergências.

“Isso muda todo o comportamento administrativo do Samu, além de conseguirmos, de fato, agilizar os serviços. Através do aplicativo, a equipe que já está na rua finalizando um atendimento já pode correr imediatamente para outra ocorrência. Antes, a equipe precisava vir até a base para pegar um papel e seguir com o atendimento”, destacou.

A chegada do sistema também permite maior economia, uma vez que a operacionalização passou a ser feita via celular e computador. O papel e a comunicação por rádio ficaram no passado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na Equipotel com apoio do Sebrae em Rondônia

Rondônia marca presença na Equipotel com apoio do Sebrae em Rondônia

O Sebrae em Rondônia proporcionou a participação de empresários do setor hoteleiro do estado na Equipotel, considerada a maior feira da América Lati

Inova Norte 2025: dois dias de conteúdo, tecnologia e transformação em Porto Velho

Inova Norte 2025: dois dias de conteúdo, tecnologia e transformação em Porto Velho

Depois de três edições bem-sucedidas sob o nome NBS Tech, o evento agora consolidado como Inova Norte já tem data e local confirmados: será nos dias

Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios de Rondônia

Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios de Rondônia

O Sebrae divulgou a Pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, que revela recordes no Brasil em digitalização das empresas, part

Sebrae apresenta pesquisa inédita sobre uso de Inteligência Artificial nos pequenos negócios

Sebrae apresenta pesquisa inédita sobre uso de Inteligência Artificial nos pequenos negócios

O Sebrae acaba de divulgar a Pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, que mostra um cenário de recordes no Brasil em empresas di

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)