Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

TCE-RO revitaliza Portal Cidadão para ampliar ainda mais os serviços à sociedade


TCE-RO revitaliza Portal Cidadão para ampliar ainda mais os serviços à sociedade - Gente de Opinião

Priorizando a acessibilidade, a usabilidade, a transparência e a integração de serviços e sistemas, está sendo lançada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) a nova versão do seu Portal Cidadão, página eletrônica com serviços voltados às unidades gestoras fiscalizadas pelo órgão, à comunidade jurídica e à sociedade.

 

Entre as novidades, está uma arquitetura de navegação e leiaute mais focados no usuário, facilitando sobremaneira o acesso do cidadão, do jurisdicionado e dos servidores do TCE aos serviços disponibilizados.

 

As alterações foram definidas ao longo de várias fases de estudos, diagnósticos e debates, envolvendo as áreas de tecnologia da informação (Setic) e de processamento e julgamento (SPJ) do Tribunal.

 

Assim, o novo Portal Cidadão abre a possibilidade de integração com uma gama muito maior de sistemas e acessos aos usuários, bem como garante maior segurança quanto aos dados pessoais.

 

Tradicionalmente, os sistemas trabalham com controle de acessos descentralizados. Nesta nova versão do Portal Cidadão, utiliza-se uma tecnologia que permite que gradativamente seja integrado serviço a serviço à plataforma, possibilitando o acesso a mais de um serviço sem precisar ficar preenchendo um cadastro completo a cada nova aplicação, permitindo, ainda, que esses aplicativos usem a mesma senha para todos os acessos de forma segura e transparente.

 

INTEGRAÇÃO

 

Neste primeiro momento, para acesso ao cidadão, a plataforma entra no ar promovendo a integração dos seguintes sistemas/serviços:

• Emissão de Certidão Negativa;

• Push: serviço para acompanhamento de movimentações publicadas no diário oficial de processos de interesse do usuário;

• Portal do Gestor: por meio do qual é possível ter acesso a todos os processos em que faz parte no PCe, incluindo processos sigilosos. Também é possível aos advogados solicitarem habilitação em processo através de procuração;

• Citação eletrônica;

• Peticionamento eletrônico.

 

Já para o servidor do TCE-RO, a integração conta ainda com estes sistemas/serviços:

• Aplic: Acompanhamento de Licitações e Contratos;

• Fiscalização;

• Processo de Contas eletrônico (PCe).

 

SENHAS

 

Embora seja uma nova plataforma, o Tribunal se preocupou em manter os dados dos usuários (cidadão, jurisdicionado ou servidor do TCE) que já haviam se cadastrado anteriormente. Entretanto, para sua segurança e devido à senha ser criptografada, é necessário gerar uma nova senha.

 

Para quem ainda não participou dessa fase, será necessário realizar o cadastro, que, no entanto, é rápido, intuitivo e muito mais seguro.

Mais Sobre Economia

Governador do Amapá confirma apoio total a evento on line do agronegócio

Governador do Amapá confirma apoio total a evento on line do agronegócio

Waldez Góes, governador do estado do Amapá, confirmou ontem (12) em reunião on line, a participação e apoio de seu estado no evento Agrolab Amazônia

Governo de Rondônia lança projeto de enfrentamento aos impactos financeiros causados pela pandemia

Governo de Rondônia lança projeto de enfrentamento aos impactos financeiros causados pela pandemia

A Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi) do Governo de Rondônia, lança o projeto “Microcrédito Produtivo Social para ret

Jornalista Priscila Brandão será uma das apresentadoras da Agrolab Amazônia

Jornalista Priscila Brandão será uma das apresentadoras da Agrolab Amazônia

A prestigiada jornalista Priscila Brandão, com grande experiência no jornalismo segmentado do agronegócio será uma das apresentadoras do evento Conect

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los

Reforma Tributária e o PIS e o COFINS (2)          Em continuidade aos nossos questionamentos ao consultor José Ribeiro especialista em treinamento