Quinta-feira, 1 de maio de 2025 - 07h50
Em uma
cerimônia histórica realizada nesta terça-feira (30), o Sebrae Rondônia
oficializou sua adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, promovido
pela Controladoria-Geral da União (CGU). A entidade se tornou a primeira
instituição de Rondônia a firmar esse compromisso público com a ética, a
transparência e a responsabilidade na administração de recursos.
A
assinatura do pacto reforça o posicionamento do Sebrae Rondônia como referência
nacional em governança corporativa, ao adotar medidas de integridade que
promovem uma cultura organizacional mais responsável e sustentável. O ato
simbólico marca a adesão da instituição a uma rede nacional de empresas
comprometidas com práticas preventivas de combate à corrupção.
“A
integridade não é apenas um princípio, mas uma prática diária de respeito ao
dinheiro público e à sociedade. A adesão ao pacto é mais um passo firme que o
Sebrae Rondônia dá em direção à excelência na gestão”, destacou o diretor
superintendente do Sebrae Rondônia, José Alberto Anísio.
A superintendente da CGU em Rondônia, Sônia Maria Mendes Moraes Silva, celebrou o pioneirismo da entidade. “O Sebrae dá o exemplo. Essa parceria fortalece a cultura da integridade e mostra que é possível alinhar desenvolvimento com ética no serviço público e no setor empresarial”.
O evento também contou com a presença do auditor federal de finanças e controle da CGU, João Mourão Mendes, que conduziu a palestra Compliance como gerador de valor e redução de riscos de imagem no mundo empresarial. “Empresas que implementam boas práticas de integridade ganham credibilidade, atraem investimentos e minimizam riscos. O Sebrae Rondônia é um exemplo prático de como isso é possível”, afirmou o palestrante.
Para o gerente da Unidade de Integridade Corporativa do Sebrae RO, Samir Valle, o momento representa o coroamento de um trabalho contínuo. “A integridade está no nosso planejamento, na nossa cultura e na forma como lidamos com cada processo. A adesão ao pacto é um marco e um compromisso com o futuro”, declarou.
Durante a cerimônia, o conselheiro do Sebrae Nacional, Gabriel Portela, também reforçou a relevância da iniciativa. “É preciso que mais instituições públicas e privadas façam esse movimento. Rondônia está na vanguarda e inspira o Brasil”.
O conselheiro da Associação de Jovens Empresários (AJE) e coordenador do Comitê de Compliance e Auditoria do Sebrae, Everton Melo Rosa, completou: “Essa adesão mostra maturidade institucional. É uma forma de garantir que os recursos e ações estejam alinhados a princípios sólidos, o que aumenta a confiança da sociedade”.
Com essa iniciativa, o Sebrae Rondônia não apenas fortalece sua estrutura de governança, mas também lança um convite ao setor empresarial: agir com ética é o caminho para crescer com solidez e respeito. Estar entre as empresas que aderiram ao pacto pode abrir muitas portas, principalmente para o mercado internacional que já valoriza muito a integridade. Ao dar o exemplo o Sebrae Rondônia vai incentivar que empresários grandes e pequenos sigam o mesmo caminho. Assim, a entidade segue promovendo não apenas o desenvolvimento dos pequenos negócios, mas também o exemplo de boas práticas no uso dos recursos públicos.
Com o objetivo de intervir na internacionalização de pequenos negócios rondonienses, o Sebrae em Rondônia lança a Chamada Pública 001/URPVH/2025, qu
Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário nesta sexta-feira (11), o governo de Rondônia reafirma o comprometimento com a valorização dos se
Os cartórios de protesto de títulos de Rondônia têm desempenhado um papel fundamental na recuperação de créditos públicos e privados, contribuindo
FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) estimou que os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão gerar um prejuí