Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

“Rondônia Tem Tudo” e criatividade ajudam a impulsionar o crescimento das vendas na Páscoa


“Rondônia Tem Tudo” e criatividade ajudam a impulsionar o crescimento das vendas na Páscoa - Gente de Opinião

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) apontam que a expectativa de vendas para a Páscoa é positiva, podendo apresentar um crescimento de até 10% em relação a 2024, com chances de ultrapassar essa projeção.

Em âmbito nacional, a Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE) estima um crescimento de 9,45% nas vendas da Páscoa em 2025, sendo que apenas 8% desse volume corresponde à venda de ovos de chocolate.

O presidente da Fecomércio Rondônia e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Raniery Araujo Coelho, demonstrou otimismo. Segundo ele, o caráter familiar da Páscoa “leva os consumidores a gastarem mais com decoração, doces e presentes. As celebrações costumam ser associadas a encontros, almoços e momentos especiais em família”.

Outro fator de destaque para o aumento nas vendas está no uso estratégico das redes sociais, como LinkedIn, Instagram e TikTok, que se tornaram canais fundamentais para alcançar o público com criatividade e inovação.

Nesse cenário, a plataforma “Rondônia Tem Tudo” tem se mostrado uma importante aliada dos empreendedores. O site funciona como um mercado digital gratuito, onde é possível cadastrar uma loja virtual com fotos, descrições e produtos.

A iniciativa é uma parceria com o Governo de Rondônia para valorizar os negócios locais e fomentar o empreendedorismo, oferecendo estrutura completa de gestão, promoção e visibilidade para os produtos rondonienses.

Oportunidades

A Páscoa é tradicionalmente um dos períodos mais promissores para o comércio. Os primeiros sinais são vistos nas tendas de chocolate dos supermercados, mas também movimentam setores como festas, confeitaria, doces artesanais e decoração temática.

Apesar do aumento nos preços — os ovos de Páscoa, por exemplo, acumularam alta de 43% nos últimos três anos, e estão 9,5% mais caros em 2025 — o consumo segue aquecido. O chocolate subiu 27% e os bombons 13,5% em comparação à Páscoa passada.

De acordo com a Kantar, o aumento do preço do cacau, que começou no segundo semestre de 2024, impactou as compras fora do lar, mas não afetou o consumo de chocolates dentro de casa, permitindo aos consumidores fazer escolhas mais econômicas, como barras, caixas de variedade e bombons.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)