Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

“Rondônia Tem Tudo” e criatividade ajudam a impulsionar o crescimento das vendas na Páscoa


“Rondônia Tem Tudo” e criatividade ajudam a impulsionar o crescimento das vendas na Páscoa - Gente de Opinião

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) apontam que a expectativa de vendas para a Páscoa é positiva, podendo apresentar um crescimento de até 10% em relação a 2024, com chances de ultrapassar essa projeção.

Em âmbito nacional, a Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE) estima um crescimento de 9,45% nas vendas da Páscoa em 2025, sendo que apenas 8% desse volume corresponde à venda de ovos de chocolate.

O presidente da Fecomércio Rondônia e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Raniery Araujo Coelho, demonstrou otimismo. Segundo ele, o caráter familiar da Páscoa “leva os consumidores a gastarem mais com decoração, doces e presentes. As celebrações costumam ser associadas a encontros, almoços e momentos especiais em família”.

Outro fator de destaque para o aumento nas vendas está no uso estratégico das redes sociais, como LinkedIn, Instagram e TikTok, que se tornaram canais fundamentais para alcançar o público com criatividade e inovação.

Nesse cenário, a plataforma “Rondônia Tem Tudo” tem se mostrado uma importante aliada dos empreendedores. O site funciona como um mercado digital gratuito, onde é possível cadastrar uma loja virtual com fotos, descrições e produtos.

A iniciativa é uma parceria com o Governo de Rondônia para valorizar os negócios locais e fomentar o empreendedorismo, oferecendo estrutura completa de gestão, promoção e visibilidade para os produtos rondonienses.

Oportunidades

A Páscoa é tradicionalmente um dos períodos mais promissores para o comércio. Os primeiros sinais são vistos nas tendas de chocolate dos supermercados, mas também movimentam setores como festas, confeitaria, doces artesanais e decoração temática.

Apesar do aumento nos preços — os ovos de Páscoa, por exemplo, acumularam alta de 43% nos últimos três anos, e estão 9,5% mais caros em 2025 — o consumo segue aquecido. O chocolate subiu 27% e os bombons 13,5% em comparação à Páscoa passada.

De acordo com a Kantar, o aumento do preço do cacau, que começou no segundo semestre de 2024, impactou as compras fora do lar, mas não afetou o consumo de chocolates dentro de casa, permitindo aos consumidores fazer escolhas mais econômicas, como barras, caixas de variedade e bombons.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Termina neste domingo (15) o prazo para que empreendedoras de todo o Brasil se inscrevam no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Com prêmio máximo de R

Sebrae lança Café & Crédito em todos os seus escritórios regionais com instituições de crédito

Sebrae lança Café & Crédito em todos os seus escritórios regionais com instituições de crédito

O Sebrae em Rondônia lançou nesta quarta-feira (11) o evento Café e Crédito, que aconteceu nas oito Unidades Regionais que o Sebrae tem sede. A inic

Aula show em Ariquemes incentivo à inovação e identidade nos negócios de alimentação

Aula show em Ariquemes incentivo à inovação e identidade nos negócios de alimentação

Nos próximos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 18h, o Sebrae Ariquemes será palco de uma aula-show gratuita externa para empreendedores do setor de a

Com liderança de Marcos Rocha, Rondônia vive boom de novos negócios e se consolida como referência nacional em ambiente empreendedor

Com liderança de Marcos Rocha, Rondônia vive boom de novos negócios e se consolida como referência nacional em ambiente empreendedor

Rondônia registrou, entre janeiro e maio de 2025, a abertura de 14.308 novas empresas — um crescimento de 21,7% em comparação com o mesmo período do

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)