Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Rondônia: Fisco estadual terá novo programa de estímulo à regularização para o empresariado


O programa fará o cruzamento de dados de cada empresa sobre suas declarações - Gente de Opinião
O programa fará o cruzamento de dados de cada empresa sobre suas declarações

Será lançado nesta sexta-feira (26) o novo programa de estímulo à conformidade fiscal de Rondônia, o Fisconforme. A solenidade conta com autoridades estaduais, além de entidades representantes do setor produtivo e de classe, sinalizando para a sociedade a mudança de posicionamento do fisco estadual em relação à forma de fiscalizar o empresariado. O evento acontecerá a partir da 9h, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

Segundo o secretário de Finanças do Estado, Luís Fernando Pereira da Silva, as informações sobre o funcionamento do programa serão disponibilizadas no Portal do Contribuinte para que todas as inconsistências detectadas, de acordo com o cruzamento de dados, sejam apontadas para cada empresário com prazo de 30 dias para autorregularização.

“Nós vamos notificar o contribuinte, online, sem que isso implique em penalidade, e assim inauguramos uma nova forma de relacionamento entre o fisco e o empresário. Se chegássemos diretamente com uma ação fiscal e alguma irregularidade fosse detectada, seríamos obrigados por lei a fazer um auto de infração. Com o Fisconforme, notificamos eletronicamente e damos a oportunidade para a regularização para evitar a multa”, explica o secretário.

Com o novo programa, o Governo do Estado espera que as empresas se mantenham regularizadas e procurem ter o máximo de adequação no cumprimento de suas ações tributárias e não fiquem expostas à penalidade, evitando onerar custos com pagamento de multas.

“O que queremos é o crescimento das empresas. Se elas crescem, aumentamos também nossa base de arrecadação e mantemos o mercado e a atividade econômica estadual aquecidos”, diz Luís Fernando, secretário da Sefin.

A utilização da tecnologia para trabalhar o programa junto ao contribuinte, demonstra conhecimento do fisco sobre as operações empresariais, como notas fiscais, cartões de crédito, e tudo que deve ser declarado. Com o cruzamento de dados, o segundo passo dentro do programa é “ranquear” as empresas por conformidade com o fisco.

“Vamos classificar as empresas de acordo com o grau de cumprimento das obrigações tributárias, o que permitirá o tratamento diferenciado às empresas que estejam melhor classificadas. Por exemplo: elas terão maior agilidade de atendimento nos postos de fronteira, como em Vilhena, como um canal verde, diminuindo o tempo de transporte e suprimento de mercadorias para o estoque. Também terá a vantagem de regime especial, que ao invés de pagar o imposto na entrada do estado, a empresa terá 30 dias para pagar, e a dilação de prazo também tornará a relação da empresa com o fisco mais leve”, completa Luís Fernando.

O secretário conclui afirmando que o programa é, de certa maneira, uma forma de fazer um cadastro positivo das empresas, e melhorar a relação de negócios no mercado, certificando o bom comportamento tributário dos contribuintes, e ainda de revisão dos procedimentos internos da Sefin, da maneira de atuar diante das empresas e mudar a cultura da casa quanto ao que se pode melhorar no atendimento.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Está em curso no Congresso Nacional uma proposta que pode redefinir o marco da formalização no Brasil: a atualização dos limites de faturamento para

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o Sebrae em Rondônia realizará o II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)