Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia

Atualmente, cerca de 254 mil pessoas estão empregadas com carteira assinada no estado


Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia  - Gente de Opinião

O Brasil registrou, em maio, mais um mês com a alta na criação de vagas de emprego formal em todo o país. Foram mais de 277 mil novos postos de trabalho e o estado de Rondônia registrou um resultado positivo de 1.987 novas vagas para os trabalhadores. Atualmente, cerca de 254 mil pessoas estão empregadas com carteira assinada no estado. 

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Governo Federal na terça-feira (28). 

Em Rondônia, o setor de Serviços foi o grande destaque do mês, com a geração de 871 novos postos de trabalho formais distribuídos, principalmente, em atividades de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Destaque também para o Comércio, que gerou 441 novas vagas de emprego formal.

 

Acumulado do ano 

As ações do Governo Federal para a retomada da economia após a pandemia da Covid-19 resultaram na abertura de 8 mil e 179 novas vagas de emprego. 

Os dados também são positivos em todo o país, com mais de 1 milhão e 51 mil novas vagas de emprego abertas de janeiro a maio de 2022. Desde 2019, o Brasil abriu cerca de 4 milhões e 270 mil novas oportunidades para os trabalhadores. 

Além do aumento no número de empregos formais, o Brasil registrou queda no número de desempregados, alcançando 9,4% em abril, a menor taxa em sete anos. 

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados na sexta-feira (24). A população empregada em abril chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012. 

Ações do Governo Federal em Rondônia 

O Governo Federal também seguiu trabalhando para garantir a melhor qualidade de vida para os rondonienses. No setor de infraestrutura, foram investidos mais de R 309 milhões para a manutenção das rodovias federais no estado, além de garantir a entrega de nove obras de mobilidade urbana e seis de saneamento. Também foi realizada a concessão do aeroporto de Porto Velho. 

O Auxílio Brasil, programa permanente do Governo Federal, ajudou mais de 104 mil famílias rondonienses com o auxílio médio de R 404 no estado, sendo quase 30 mil beneficiados a mais que o Bolsa Família. Só o Auxílio Brasil investiu cerca de R 42 milhões na economia do estado, valor 28,8% a mais que em 2018. Em todo o país, o programa Auxílio Brasil beneficiou mais de 18 milhões de famílias brasileiras em maio, injetando mais de R 7,32 bilhões na economia do país. 

Além disso, o beneficiário do programa não perde o direito ao repasse se conseguir uma vaga formal no mercado de trabalho. Há uma previsão que a pessoa siga recebendo o valor por até dois anos desde que cumpra os requisitos previstos. O mesmo vale para os profissionais autônomos que tiverem aumento de renda. 

O Programa Casa Verde e Amarela já realizou o sonho da casa própria de mais de 10,5 mil famílias rondonienses. A média de entregas de moradias para os brasileiros em todo o Brasil é de 1,1 mil casas por dia. Cerca de cinco milhões de pessoas já foram beneficiadas e 1,25 milhão de moradias entregues.

Mais Sobre Economia

Nova lei de licitações e contratos serão temas de curso prático para técnicos e gestores da administração pública

Nova lei de licitações e contratos serão temas de curso prático para técnicos e gestores da administração pública

O planejamento das licitações, estudos técnicos preliminares e termo de referência como instrumento de uma gestão inovadora e eficiente serão temas

Associações Comerciais de Rondônia lançam campanha em todo o estado

Associações Comerciais de Rondônia lançam campanha em todo o estado

A Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer) está lançando em diversos municípios em que possui representatividade a grande programaçã

Rondônia projeta arrecadação de R$ 12,6 bilhões em 2023 e tem parecer de viabilidade emitido pelo TCE

Rondônia projeta arrecadação de R$ 12,6 bilhões em 2023 e tem parecer de viabilidade emitido pelo TCE

Ao considerar razoável a estimativa de arrecadação elaborada pelo Poder Executivo do Estado de Rondônia, referente ao exercício de 2023, o Tribunal

Setor produtivo ganha mais segurança jurídica com novo decreto do IPI, afirma FIERO

Setor produtivo ganha mais segurança jurídica com novo decreto do IPI, afirma FIERO

A edição do Decreto nº 11.158, em vigor desde sexta-feira, 29, que viabiliza a redução de 35% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da ma