Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Pesquisa e Ciência no 2º Festival Peixes da Amazônia: descobertas para melhoria do pescado


Pesquisa e Ciência no 2º Festival Peixes da Amazônia: descobertas para melhoria do pescado - Gente de Opinião

Com a ações voltadas à valorização da biodiversidade aquática amazônica e à importância da pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro. A participação no evento é essencial para quem busca compreender os múltiplos caminhos que envolvem o universo dos peixes da Amazônia. Desde a qualidade da água fundamental para a saúde das espécies, até o impacto das mudanças climáticas, como a seca e as cheias intensas que vêm alterando o equilíbrio dos rios amazônicos, o festival abre espaço para o conhecimento técnico e científico acessível à população.

A professora Carolina Doria, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), destacou a participação da instituição com uma palestra sobre pesquisas, o lançamento de um livro de receitas elaborado por mulheres e meninas do Madeira e a apresentação de exemplares da coleção ictiológica da UNIR. “O objetivo é compartilhar conhecimento sobre a biodiversidade e a diversidade de peixes da Bacia do Madeira, além de apresentar os avanços das pesquisas sobre os recursos pesqueiros da região." Destacou Carolina.

Para coordenadora de Estágio Supervisionado do curso de Agronomia da FIMCA, a professora Ana Emília Barbosa Tavares, os acadêmicos estarão presentes com palestra sobre a Piscicultura no Brasil e em Rondônia fazendo um panorama e destacando as principais espécies. “Além disso, haverá uma exposição sobre os parâmetros para análise da água na piscicultura e as principais características dos peixes amazônicos." Salientou Emília.

A importância de preservar essas espécies, bem como as estratégias para garantir a sustentabilidade da pesca e da piscicultura, estarão no centro das atividades promovidas por instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), FIMCA, Unama e Faculdade São Lucas.

Essas instituições são responsáveis por formar os profissionais que investigam, inovam e contribuem para melhorar o mercado pesqueiro — um exemplo claro é o trabalho em torno do tambaqui, peixe símbolo da Amazônia, cuja produção tem se tornado cada vez mais rentável graças aos avanços científicos. Através das pesquisas, Rondônia se projeta nacionalmente, mostrando sua capacidade produtiva e tecnológica no setor.

De acordo Ivana Frazão, CEO da INTERFRAZÃO – Negócios Internacionais, durante o festival, estudantes, professores e coordenadores apresentarão palestras e amostras de pesquisas que revelam o esforço coletivo para fortalecer a cadeia produtiva do peixe em Rondônia. “Serão momentos de troca de experiências, divulgação de estudos e valorização da ciência como ferramenta de transformação econômica e social.” Observou Ivana.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ACIJIP instala Impostômetro e Ji-Paraná entra no mapa da transparência fiscal.

ACIJIP instala Impostômetro e Ji-Paraná entra no mapa da transparência fiscal.

Ji-Paraná vive um marco histórico na promoção da cidadania e da consciência fiscal. Em uma iniciativa inédita no interior de Rondônia, a Associação

Portaria do MTE sobre trabalho em feriados entra em vigor em 1º de março

Portaria do MTE sobre trabalho em feriados entra em vigor em 1º de março

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou para 1º de março a entrada em vigor da Portaria MTE nº 3.665/2023, que trata das regras para o trab

Alto lá! Tributo sobre lucro para a Pequena Empresa não pode

Alto lá! Tributo sobre lucro para a Pequena Empresa não pode

O advogado Marcos Tavares analisou as mudanças recentes na tributação sobre a distribuição de lucros e dividendos no Brasil. A lei criada no final d

Consulta ao lote residual de restituição do IRPF de fevereiro é aberta nesta sexta-feira, 20/02

Consulta ao lote residual de restituição do IRPF de fevereiro é aberta nesta sexta-feira, 20/02

Receita Federal disponibilizou, a partir das 10h desta sexta-feira (20), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Físic

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)