Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

O capitalismo como fonte essencial de prosperidade econômica

Livro do historiador e sociólogo alemão Rainer Zitelmann desafia as ideias de intervenção estatal


O capitalismo como fonte essencial de prosperidade econômica - Gente de Opinião

Após a crise financeira de 2008, alastrou-se entre intelectuais e políticos o entendimento de que haveria no capitalismo de mercado contradições e malefícios que não poderiam ser superados senão por meio de intervenções estatais mais profundas na economia.

Em O capitalismo não é o problema, é a solução, lançamento da editora Almedina Brasil, o doutor em história e sociologia, Rainer Zitelmann desmistifica argumentos anticapitalistas. Ele demonstra com dados históricos que um sistema com uma abundância de elementos capitalistas resulta na prosperidade e, consequentemente, no bem-estar da maior parte da população inserida neste sistema.Tradução inédita no Brasil, o livro estrutura-se em 12 capítulos, através dos quais o autor trata da trajetória de alguns países que são comumente adotados como representantes de diferentes sistemas econômicos.

Passando por China, Alemanha, Venezuela e  Suécia, entre outros, oferece exemplos tanto de reformas pró-mercado quanto de políticas de intervenção estatal e analisa criticamente as consequências reais de ambas, oferecendo ao leitor uma ilustração dos efeitos positivos do livre mercado.

Esta edição brasileira contém um capítulo inédito que traça um panorama histórico e econômico de 28 anos do Brasil, desde o início do governo Collor até o final do governo Temer.

 

Ficha Técnica

Titulo: O capitalismo não é o problema, é a solução

Autor: Rainer Zitelmann

Editora: Almedina Brasil

ISBN: 9786586618877

Número de páginas: 406

Dimensões: 23 x 16 x 1,9 cm

Preço: R$ 129,00

Link de venda: Editora Almedina Brasil

 

Sobre o autor

Rainer Zitelmann, natural da Alemanha, estudou história e ciências políticas, graduando-se com doutorado summa cum laude em 1986. É também doutor em sociologia desde 2016. Lecionou na Universidade Livre de Berlim de 1987 a 1992, foi editor-chefe da Ullstein-Propyläen e editor de seção do Die Welt, ambos grandes nomes alemães, e fundou a própria empresa, a Dr. ZitelmannPB. GmbH. É autor de mais de 20 livros sobre história e sociologia, inclusive sua própria dissertação de doutorado e desenvolvimentos de seus estudos a respeito da psicologia dos super-ricos como The Rich in Public Opinion e Dare to Be Different and Grow Rich.

 

Sobre a editora

A Almedina Brasil é um projeto de cooperação científica e cultural que visa levar a estudantes, professores e profissionais o pensamento e a prática de quem aposta na expressão do conhecimento, e transmite a cultura através dos livros.

Mais Sobre Economia

Prazo para empreendedores renegociarem débitos tributários termina dia 31 de maio

Prazo para empreendedores renegociarem débitos tributários termina dia 31 de maio

Os donos de micro e pequenas empresas que possuem débitos tributários relacionadas ao regime do Simples Nacional podem regularizar suas pendências f

Mega-Sena acumula em 100 milhões e atrai novos jogadores

Mega-Sena acumula em 100 milhões e atrai novos jogadores

Não houve vencedores no ultimo sorteio da Mega-Sena, nesta quarta-feira, e agora a premiação ultrapassou a quantia de 100 milhões de reais. Quem é q

Prefeitos Empreendedores brilham em cerimônia em Ji-Paraná

Prefeitos Empreendedores brilham em cerimônia em Ji-Paraná

O amplo auditório do escritório Regional do Sebrae em Ji-paraná ficou literalmente pequeno nesta quarta (25), para a revelação dos vencedores do XI Pr