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Novo ciclo do Brasil Mais tem inscrições prorrogadas até 21 de novembro

Com apoio dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, programa já atendeu mais de 40 mil micro e pequenas empresas com melhorias rápidas e alto impacto na produtividade


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As melhorias trazidas para os pequenos negócios atendidos pelo Programa Brasil Mais têm se refletido na produtividade das empresas e no aumento de seu faturamento. Em Macapá, capital do Amapá, a hamburgueria do empreendedor Thiago Marques buscou a inovação para se diferenciar no mercado. Com um estilo único na cidade, ele apostou em um atendimento mais personalizado, com a escolha do pão, do ponto da carne e nas cervejas e chopps artesanais para conquistar a clientela. Ao participar do Brasil Mais, a empresa recebeu gratuitamente acompanhamento e orientação de um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por quatro meses. Durante esse período, o ALI fez um raio X da situação da empresa para avaliar a realidade do negócio e ajudou o empresário na construção e implantação de um plano de inovação. 

Como resultado desse acompanhamento especializado, a hamburgueria teve um aumento de 30% no faturamento, a partir de mudanças simples que foram implementadas de forma rápida e com alto impacto. Depois de um diagnóstico inicial, foram identificados pontos de melhoria nos processos do sistema de pedidos e disposição de pessoal e equipamentos na cozinha. “Agora, com a nova comanda, a gente não tem aquele retrabalho de preparar novamente o pedido que foi feito errado. Conseguimos reduzir custos com a aplicação das melhorias. E nós tivemos uma redução de tempo de preparo e entrega, o que aumentou a rotatividade no nosso salão e o número de pedidos por delivery”, comemora. 

Em Itaituba, no Pará, a empresária Zandria Arai também conseguiu aumentar a produtividade da sua livraria gospel. Com a ajuda de um Agente Local de Inovação (ALI), ela implementou ferramentas para melhorar a competitividade do negócio. Além do site, a empresa começou a utilizar um sistema de organização de estoque e um novo sistema operacional de lançamento de entrada e saída de mercadorias. Com as inovações na gestão, a livraria alcançou em torno de 30% a mais no faturamento. “O programa operacional não supria as minhas necessidades. Quanto ao estoque, hoje tenho uma pessoa responsável por ele. Até para fechar os pedidos ficou mais fácil. Minha experiência não poderia ter sido melhor, pois através das ferramentas de inovação minha empresa conseguiu destravar e alavancar as vendas. Nosso faturamento está crescente. A nossa demanda está maior e a equipe está mais ativa, com metas diárias e cada um está fazendo o seu melhor”, contou. 

Novo ciclo do Brasil Mais 

O Programa Brasil Mais está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro para participação no terceiro ciclo da iniciativa. Para participar basta se inscrever gratuitamente pelo endereço eletrônico: gov.br/brasilmais. Desde novembro do ano passado, a iniciativa tem ajudado as micro e pequenas empresas em todo o país com melhorias rápidas, redução de custos, inovação de processos, aperfeiçoamento da gestão de recursos, entre outras ações. Ao todo 43.103 micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos já foram atendidas. 

Em média, uma empresa que participou do Brasil Mais teve, entre novembro do ano passado e abril deste ano, um aumento de 52% da sua produtividade, resultado obtido principalmente por uma melhora na gestão por indicadores e inovação. Em termos de faturamento, a média de aumento ficou em torno de 18%, com destaque para a Indústria, com 32%, seguido por Serviços, com 20% e Comércio, com 11%. 

O programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Senai e pelo Sebrae, na aplicação da metodologia dos Agentes Locais de Inovação (ALI).  A meta é atender 105 mil micro e pequenas empresas até o final de 2022.

Novembro da Inovação

Durante todo o mês de novembro, a Agência Sebrae de Notícias vai publicar uma série de conteúdos voltados à difusão da prática da inovação pelas pequenas empresas. Vamos mostrar que a inovação não é uma prática restrita ao universo dos grandes negócios e que não demanda – necessariamente – grandes investimentos. Desfazer o mito de que inovar é algo inacessível ao dono de uma micro ou pequena empresa faz parte da missão do Sebrae.

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