Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Negócios, debates e apresentações culturais marcam segundo dia da Agrolab Amazônia

Milhares de acessos foram verificados durante as 12 horas de programação


Negócios, debates e apresentações culturais marcam segundo dia da Agrolab Amazônia - Gente de Opinião

Durante o segundo dia de atrações da Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, o maior evento totalmente digital, com foco exclusivo no agronegócio da Amazônia Legal, foram realizadas rodadas de negócios, vista de grande público aos estandes virtuais dos expositores, grandes debates nos fóruns e painéis, além de muito conteúdo muito útil ao produtor rural nos mini auditórios. O evento encerra-se nesta quinta (24).

O dia começou pela manhã com a realização de dois Fóruns: dos Secretários de Estado de Agricultura da Região Norte e o da Asbraer (Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural), com as unidades de Emater da Amazônia legal , debatendo temas muito importantes.

O brilhante painel “Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio” trouxe as brilhantes Mariana Vasconcelos (CEO da AgroSmart) e Marcela Carvalho da ABDI, além de Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, debatendo como a inovação e tecnologia podem contribuir para que o agronegócio alcance melhores performances e resultados econômicos, sem esquecer da questão ambiental. Os trabalhos foram mediados por Carlos Berti Niemeyer, Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae em Rondônia.

A tarde trouxe outro grande momento: um painel em formato de talk show com um dos maiores empresários de Rondônia: Eugenio Ribeiro, CEO do Grupo Cairu, localizado em Pimenta Bueno, Rondônia, que gera mais de 3 mil empregos diretos. Participaram como debatedores o Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e o Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira. O Presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais, Claudio Magalhães foi o moderador das discussões. Eugênio contou sua trajetória, fez considerações e provocações sobre o desafio de empreender no país e, sobretudo na Amazônia. A transmissão teve picos de audiência.

O Fórum Amazônia +21, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Federação da Indústrias de Rondônia também fez parte da programação oficial do evento, gerando grande interesse com temas relevantes.

A organização da feira digital apontou um pico de acesso de mais de 12 mil visitas a expositores, mais de 23 mil acessos aos diversos pavilhões e houve 6.400 interações do tipo troca de cartões de visitas virtuais. Os expositores relatam que, mesmo sendo uma experiência nova para todos (expositores e participantes), foram surpreendidos pela aceitação e volume de acessos durante os dois primeiros dias do evento. Um sucesso!

Apresentações culturais

Reafirmando seu caráter inovador, a Agrolab Amazônia, após toda a programão densa e interessante, programou às participantes apresentações culturais de diversos locais do país, privilegiando as manifestações culturais amazônicas. A proposta é enaltecer e evidenciar a rica cultura e diversidade cultural da região. Companhias como o Grupo Flor Ribeirinha (Mato Grosso), Grupo de Carimbó de Cruzeirinho (Pará), Orquestra Villa Lobos (Rondônia), tiveram suas apresentações exibidas no telão virtual da praça central do evento. O Arraial Flor do Maracujá, de Rondçonia, fecha a programação no último dia do evento.

A Agrolab Amazônia acontece até o dia 24 e as inscrições gratuitas e on line são realizadas no site www.agrolabamazonia.com, onde se pode preencher rapidamente um cadastro e o acesso ao ambiente virtual já pode ser acessado, com a sensação de estar em um videogame, onde o objetivo é fazer negócios e adquirir conhecimento. Imperdível.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma Tributária e os pequenos negócios

Reforma Tributária e os pequenos negócios

A Reforma Tributária do Consumo começa a sair do papel a partir de 2026 e vai mudar, de forma gradual, a maneira como os impostos sobre produtos e s

Empreendedores têm até 30 de janeiro para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa da União com condições facilitadas

Empreendedores têm até 30 de janeiro para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa da União com condições facilitadas

Pequenos empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para renegociar débitos inscritos na Dívida Ativa da União, conforme iniciativa do

Sebrae Rondônia inicia atividades de 2026

Sebrae Rondônia inicia atividades de 2026

Nesta quarta-feira (28/01), o Sebrae Rondônia promoveu o "Café com os Conselheiros", evento que marcou oficialmente a abertura dos trabalhos da ins

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)