Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Incra viabiliza créditos e moradias para assentamentos rondonienses de Machadinho do Oeste e Vale do Anari


Incra viabiliza créditos e moradias para assentamentos rondonienses de Machadinho do Oeste e Vale do Anari - Gente de Opinião

O Incra conclui nesta quinta-feira (04) a mobilização para adesão ao Crédito Instalação das famílias dos assentamentos de Machadinho D’Oeste e Vale do Anari, em Rondônia.

A equipe do setor de crédito do Incra, da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, está em campo, sob a coordenação da servidora Rosilene Marques Ferreira, desde o dia 12 de junho realizando reuniões para informar sobre o Crédito Instalação e suas modalidades, prazos de carência, valores e pré-requisitos para acessar.

As reuniões aconteceram nos assentamentos Lajes, Machadinho, Amigos do Campo, Tabajara I e II, União, Rio Tarifa, José Carlos, Asa do Avião, Santa Maria I e II, Pedra Redonda, Belo Horizonte, Palma Arruda e Cedro Jequitibá, totalizando cerca de 600 famílias a serem atendidas.

A Emater foi a entidade credenciada para elaborar os projetos produtivos por disponibilizar de um corpo técnico capacitado para atender às famílias, etapa fundamental para que os recursos sejam  aprovados aos beneficiários, executados e fiscalizados pelos órgãos competentes.

Incra viabiliza créditos e moradias para assentamentos rondonienses de Machadinho do Oeste e Vale do Anari - Gente de Opinião

Moradias

As famílias dos assentamentos de Machadinho poderão ser atendidas também por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Incra e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), denominado projeto Morar+Rural, para a construção de 250 unidades habitacionais, que é a modalidade Habitacional do Crédito Instalação, no valor de R$ 75 mil por família para a construção. O benefício se estenderá ainda aos municípios de Ariquemes, Candeias do Jamari, Monte Negro, Rio Crespo, Theobroma, Nova União, Mirante da Serra, Ouro Preto e Vilhena.

Neste acordo de cooperação o Ifro apresentará três modelos de moradias, medindo aproximadamente 60m², com possibilidade de ampliação. Para o município de Machadinho, foram disponibilizadas 40 habitações. Os projetos de assentamento contemplados inicialmente foram Lajes (15), União (10), Tabajara II (5) e Amigos do Campo (7).

Aos interessados em aderir às modalidades de Crédito Instalação disponibilizadas, é necessário apresentar a documentação básica, possuir Cadúnico atualizado, estar em situação regular com o Incra, Receita Federal e Cadin.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento, Claudinei Barreto, explicou que as reuniões têm caráter informativo. Segundo ele, na sequência são coletadas as documentações e demanda com a especificação de qual modalidade o beneficiário poderá acessar. Em alguns casos, a pessoa tem um prazo para regularizar-se junto ao Incra e os demais órgãos como a Receita Federal e Cadin, caso possua pendências. Após essa triagem, apenas as famílias aptas irão constar na lista que será enviada para a Emater elaborar os projetos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regime Especial de Alimentos volta ao centro do debate em nova reunião na FACER

Regime Especial de Alimentos volta ao centro do debate em nova reunião na FACER

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia segue firme nas pautas em defesa do empresariado rondoniense. Nesta terça-

O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

O governo federal tem buscado ampliar a arrecadação por meio de ajustes na legislação tributária, utilizando decretos, medidas provisórias e proposta

Sebrae em Cacoal seleciona participantes do Seminário Empretec

Sebrae em Cacoal seleciona participantes do Seminário Empretec

Para potencializar as características empreendedoras latentes, uma das soluções de gestão mais inovadoras e prestigiadas do mundo está com inscriçõe

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Termina neste domingo (15) o prazo para que empreendedoras de todo o Brasil se inscrevam no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Com prêmio máximo de R

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)