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Empreender em pequenos municípios pode ser um bom negócio

Saiba como identificar oportunidades para abrir a própria empresa e explorar a vocação econômica de cidades menores


Empreender em pequenos municípios pode ser um bom negócio - Gente de Opinião

Embora muitos empreendedores optem por iniciar seus negócios em grandes centros urbanos, acreditando que as oportunidades estão concentradas nessas áreas, ainda existe um vasto e pouco explorado potencial em cidades menores. Ao escolher o segmento em que pretende atuar, o potencial empresário deve considerar a vocação econômica do próprio município.

Para pequenos centros, é importante analisar ideias que possam driblar a concorrência tradicional, como empresas familiares consolidadas há muitos anos, problemas de logística devido à falta de infraestrutura e menor escala de distribuição. Negócios como mercearias, salões de beleza, vestuários e bares podem se destacar ao oferecer diferenciais competitivos.

O primeiro passo é observar se a cidade, apesar de ser pequena, possui uma população flutuante, ou seja, inclui pessoas que transitam pelo local, mas cuja presença é temporária e não é contabilizada como parte fixa da população. Muitos municípios pequenos, devido ao turismo, se tornam grandes centros sazonais, o que abre oportunidades para negócios como restaurantes, pousadas e serviços de guia turístico. Esses empreendimentos podem oferecer diferenciais competitivos que permitam também se manterem no período de baixa visitação.

Muitas pessoas buscam destinos turísticos para ter uma experiência diferenciada, mesmo em cidades menores. Nesses casos, demandam um tipo de serviço específico em restaurantes, pousadas e passeios turísticos, utilizando a cultura local, tradições, sabores e belezas naturais como praias, cachoeiras, montanhas e florestas.

Para os municípios sem vocação turística, a população local deve ser o público-alvo, com oferta de soluções que mantenham um diferencial em relação às empresas tradicionais. Lojas de conserto de celulares, materiais de construção, lava-rápido e pizzarias são exemplos de negócios que podem oferecer vantagens competitivas a partir de um serviço bem prestado, associado às necessidades do dia a dia.

Em ritmo de expansão

No litoral oeste do Ceará, o empreendedor Rogério Félix Dourado comanda a Cisso’s Acessórios. O pequeno negócio nasceu em Camocim, município de aproximadamente 65 mil habitantes, há oito anos. Logo depois, ele abriu a segunda loja em Granja, município um pouco menor, localizado a 27 km. O empreendimento se destaca na região com a venda de diversos produtos, entre eles, eletrônicos, acessórios para celular e garrafas térmicas personalizadas, sendo 85% comprados diretamente em São Paulo.

Para empreender em cidades pequenas, é essencial se preparar bem para atrair a clientela. Em muitos casos, os consumidores preferem comprar na loja de amigos e conhecidos, o que torna essencial conquistar a preferência do público desde o início. Com faturamento positivo ano após ano, Rogério planeja abrir mais duas lojas em municípios próximos, sendo uma em Preá, próximo de Jericoacoara, e outra em Acaraú. Preá, por exemplo, tem crescido significativamente nos últimos anos devido ao turismo.

De olho nas oportunidades

Se tornar fornecedor de grandes empresas instaladas em municípios menores também é uma opção para fazer o negócio crescer nessas localidades. Ser um fornecedor fidelizado permite adquirir muito conhecimento, o que coloca o empreendedor à frente dos demais concorrentes. Além disso, é essencial compreender que a solução oferecida pela empresa deve atender plenamente às expectativas do cliente.

Inovar é um diferencial competitivo importante. Pequenos negócios podem combinar modelos tradicionais com conceitos de vanguarda, como barbearias que oferecem mini serviços de spa, padarias com produtos para pessoas com restrições alimentares e food trucks com molhos exclusivos.

Confira abaixo ideias de negócios com potencial em municípios pequenos:

Para atender à população local:

  • Loja de conserto de eletrônicos que permite aos moradores prolongar a vida útil de seus dispositivos antes de precisarem investir em novos equipamentos;
  • Mercearias com boa gestão de estoque e relacionamento próximo aos clientes, garantindo fidelização;
  • Mecânicos com atendimento especializado nos modelos mais comuns do município e oferta de soluções simplificadas como diferencial.

Para atender à população flutuante:

  • Restaurantes que proporcionem experiências gastronômicas aproveitando a cultura e sabores locais;
  • Pousadas de charme que facilitem o acesso de seus hóspedes a passeios e visitas às belezas naturais e históricas;
  • Empresas de souvenir com produtos artesanais e locais que obedeçam às legislações para transporte a outras localidades.

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