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Dia do Idoso: will bank dá dicas para melhor idade não cair em golpes financeiros

Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos


Dia do Idoso: will bank dá dicas para melhor idade não cair em golpes financeiros - Gente de Opinião

Certamente você já se deparou - e provavelmente já se identificou - com aquele meme em que pais e mães pedem aos filhos a senha do próprio e-mail. Engraçado na timeline, mas com efeito real na vida das pessoas idosas, que em geral são presas fáceis para golpistas na internet. Aproveitando a proximidade com o Dia do Idoso, em 1º de outubro, o will bank, banco digital com mais de 10 milhões de clientes em todo o Brasil, convidou Daniele Ferreira, consultora do will bank e especialista em golpes digitais, que há 15 anos ajuda a população e empresas de diversos segmentos no combate aos crimes digitais, para dar dicas para a melhor idade não cair em golpes financeiros.

"Acreditamos que a inclusão financeira vai além de oferecer a possibilidade das pessoas terem conta em banco, parte de incluir é fazer com que essas pessoas tenham autonomia para tomar suas próprias decisões e tenham conhecimento para não colocar sua segurança financeira em risco”, afirma Guilherme Cirne, CTO do will bank.

1. Golpe do PIX e dos boletos falsos

É um dos mais populares. Os criminosos mandam uma mensagem urgente por e-mail, WhatsApp ou SMS se passando por uma empresa, falando de uma "conta em atraso" ou "dívida pendente" para fazer com que as pessoas cliquem em um link ou escaneiem um QR Code falso. O pagamento é feito e o dinheiro, claro, vai para a conta dos golpistas. É de chorar. E o pior: o PIX, que é super seguro, virou a ferramenta preferida dos golpistas. Segundo um levantamento da Febraban, só no primeiro semestre de 2025, as fraudes envolvendo PIX cresceram 55%. Por isso, é importante sempre confirmar com a empresa por um canal oficial antes de pagar e, no app do banco, verificar o nome e o CNPJ do beneficiário antes de dar o OK.

2. Falso motoboy

O golpista liga, fingindo ser do banco e inventa uma compra suspeita no cartão. Ele diz que vai mandar um motoboy pra pegar o cartão "danificado" e, alegando até mesmo uma questão de segurança, dão instruções para que a pessoa corte o cartão, mas de uma forma que o chip e a numeração fiquem intactos. Parece piada, né? Mas mais de R$50 milhões foram perdidos por vítimas no Brasil só com esse golpe em 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A regra é clara: bancos não mandam motoboy. Nunca, jamais, entregue seu cartão para ninguém.

3. O falso sequestro ou falso familiar

De todos o mais cruel, afinal ele mexe com a emoção. O criminoso liga de madrugada, usa pressão psicológica e diz que um parente querido foi sequestrado, sofreu um acidente ou está preso. As pessoas entram em pânico e, no desespero, transferem um PIX pra "ajudar". A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou um aumento de 30% nas denúncias de golpes emocionais contra idosos nos primeiros meses de 2025, e esse é um dos mais frequentes. O que fazer? Parar e respirar. E, assim que possível, confirmar a situação ligando para o familiar ou para outro parente. Nunca transferir dinheiro sem checar a informação.

4. O phishing, famoso roubo de dados pela internet

Criminosos se passam por empresas e órgãos públicos, enviando links que levam a sites idênticos aos originais, só para roubar seus dados pessoais. Com o phishing via WhatsApp, um dos mais usados, crescendo 40% em 2025, a gente precisa ficar esperto. A melhor dica é orientar os idosos a nunca clicarem em links duvidosos.

5. Golpe do falso técnico ou da "central telefônica" falsa

Agora, quando o golpista liga e diz que a conta foi "hackeada" ou está com um "vírus", chamamos de golpe do falso técnico ou da "central telefônica" falsa. A partir daí, ele convence a vítima a instalar um programa de acesso remoto que dá a ele controle total do celular ou computador. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, esse foi o terceiro golpe mais comum contra idosos em 2023, com mais de 43 mil casos. Vale lembrar: bancos nunca pedem para instalar programas ou passar códigos por telefone.

6. Golpes românticos: a falsa paixão que custa caro

Sabe aquela vizinha, tio ou avó que está em busca de um amor? Pois é. Os golpistas também sabem, e criam perfis falsos para atrair vítimas. Eles constroem uma história de amor, ganham a confiança e depois inventam "emergências" para pedir dinheiro, desaparecendo logo em seguida. A solidão pode tornar os idosos mais vulneráveis a essa manipulação. No Brasil, as 72 mil denúncias de golpes contra idosos registradas em 2024 incluem muitos casos de exploração emocional. Atenção aos perfis que evitam videochamadas ou encontros, e nunca, jamais, deve-se transferir dinheiro para alguém que só conhece pela tela - ou às vezes, nem isso.

Investimento em letramento digital para idosos no Ceará

Para mostrar esse compromisso com a inclusão e autonomia dos idosos, o will bank patrocina o Projeto Chá Tecnológico e Social no Ceará, uma iniciativa que conecta gerações e realiza o sonho da independência de quem mais precisa de um empurrãozinho para usar as ferramentas digitais. Desde 2019, o projeto do Instituto Idear já mudou a vida de mais de 1.300 pessoas.

“Nosso patrocínio ao Projeto Chá Tecnológico vai muito além de um investimento financeiro, ele é a prova do nosso compromisso com a inclusão. Por isso, estamos focando no ponto de partida, dando o conhecimento e as ferramentas necessárias para que as pessoas construam sua independência no mundo digital, ganhem autonomia e, consequentemente, vivam com mais segurança e liberdade”, declara Leandro Thot, diretor de marketing do will bank.

Oi, eu sou um banco digital, mas pode me chamar de will

Com mais de 10 milhões de clientes no país, o will bank chegou em 2017 com um objetivo: tornar a relação dos brasileiros com o dinheiro mais excitante. Seus clientes não pagam anuidade pelos serviços, como conta digital com cartão de crédito e débito, cartão virtual, investimentos e PIX. Para saber mais, acesse o site.

Sobre Daniele Ferreira

Daniele Ferreira, consultora financeira do will bank e especialista em combate a golpes, tem 15 anos de experiência em segurança da informação. Com uma sólida formação acadêmica em Gestão de TI (Senac), Big Data (FGV) e Inteligência de Ameaças (EC-Council), sua carreira inclui posições de liderança como CSO e Tech Leader em empresas de varejo e e-commerce. Atualmente, ela aplica sua expertise na formação de novos profissionais em sua empresa, a Enigma, além de ser professora de pós-graduação no Senai.

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